Tecnologia
WhatsApp: Serviço de passagem de trem por meio de QR Code chegará à plataforma
De acordo com a Meta, a Índia será o primeiro país a receber o lançamento da plataforma. No Brasil, a opção está disponível desde 2020.
O WhatsApp tem revolucionado cada vez mais ao oferecer a seus usuários uma plataforma de comunicação cada vez mais completa e dinâmica. Agora, a empresa comunicou que 400 milhões de usuários do app na Índia terão acesso à nova aquisição da plataforma.
Será permitido comprar bilhetes de passagem e recarregar os passes para a viagem por meio do próprio aplicativo WhatsApp e, de acordo com a Meta, o “serviço de compra de bilhetes desse tipo por QR Code no app é inédito e fará uso de chatbot”.
Esta opção surgiu a partir da parceria entre as linhas do metrô de Bangalore (BMRCL) e o próprio WhatsApp, que foi anunciada na última segunda-feira, dia 31 de outubro, liberando a compra do bilhete para os usuários que também já podem conversar com o chatbot no aplicativo.
O representante do WhatsApp na índia, Abhjit Bose, comentou o lançamento: “Este é mais um grande exemplo de como as organizações de todos os setores, desde o maior serviço de transporte até o menor negócio de varejo, podem transformar a experiência de seus clientes usando o aplicativo”.
A.S. Shabkar, diretor executivo do BMRCL, também comentou sobre a nova função do WhatsApp: “é um momento de muito orgulho ser a primeira linha de trânsito mundialmente a lançar o serviço de passagens por QR Code no WhatsApp”.
A compra de passagens
O recurso está disponível na Índia tanto no idioma inglês quanto na língua canaresa, a principal indiana. Desta forma, o usuário da plataforma precisará enviar apenas um “Hi1” para o número do chatbot. Após o envio da mensagem, surgirá uma mensagem automática que vai oferecer opções de bilhetes por meio de um código e, também, informações de recargas e passes.
Na conversa, o usuário precisará indicar quais são as opções que deseja para que o robô consiga concluir o procedimento.
Meta diz que a Índia é o primeiro país, mas a opção já está sendo ofertada no Brasil
Mesmo com a afirmação da Meta sobre a inovação, a informação não é tão correta. O WhatsApp possui cerca de 400 milhões de usuários na Ásia Meridional, considerado como o maior mercado de todo o mundo da plataforma.
No Brasil, a plataforma TOP dispõe a opção para os brasileiros desde 2020, principalmente para os moradores de São Paulo, possibilitando comprar bilhetes digitais de passagem por meio do celular. Basta enviar uma mensagem para o número (11) 3888-2200 para que o atendimento seja solicitado.
Depois, o chatbot vai inicar uma conversa que dispõe opções para que o usuário possa adquirir a passagem por meio do PIX, e a passagem será apresentada para a pessoa por meio do QR Code, podendo ser utilizado em metrôs e trens.
O que justifica o posicionamento da Meta é que a empresa pode considerar o pioneirismo por questões estratégicas.
-
Saúde2 dias atrás
Nem precisa de queratina: fruta faz cabelo e unhas crescerem rápido
-
Economia2 dias atrás
Inadimplência afeta um em cada quatro pequenos negócios no Brasil
-
Economia1 dia atrás
INSS: Quem tem direito à herança de segurados falecidos?
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JSL sobe 25,4% no 1TRI24
-
Empresas2 dias atrás
Dona da VIVO reporta lucro líquido de R$ 896 mi no 1TRI24
-
Empresas2 dias atrás
Embraer consegue reduzir prejuízo em 86% no 1TRI24; confira
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da Auren sobe 10,3% no 1TRI24
-
Economia2 dias atrás
Tragédia no RS: preços dos alimentos vão subir?