Carreira
Estes 4 aspectos vão tornar seu ambiente de trabalho mais saudável
Um ambiente de trabalho saudável contribui para a aumentar a produtividade dos funcionários e um melhor rendimento da empresa.
Para que o funcionário mantenha uma rotina produtiva no trabalho, é preciso que haja um ambiente saudável, que permita uma boa harmonia entre vida profissional e vida pessoal. Além disso, a forma como a empresa se comunica com seus funcionários e reage diante dos problemas faz muita diferença para manter o equilíbrio necessário.
Empresas que não possuem um bom relacionamento com seus funcionários costumam ter maior dificuldade de engajamento nas atividades e projetos da empresa e uma maior rotatividade de funcionários.
Ter funcionários saudáveis, tanto física quanto mentalmente, confiantes e felizes com seu trabalho depende muito de uma liderança assertiva, que se preocupe com as necessidades de seus colaboradores. Esse sentimento gera mais engajamento e mais produtividade, melhorando, assim, para ambas as partes.
Se você é um líder e quer otimizar os resultados da sua empresa, a dica é melhorar o ambiente que você está entregando aos seus subordinados. Trouxemos algumas ideias para melhorar este envolvimento.
Capacitação
Com uma capacitação adequada para sua função, o funcionário pode exercê-la com muito mais segurança e independência. Muitos líderes ignoram esse processo, deixando que o funcionário aprenda com seu dia a dia no trabalho.
Essa atitude é a certeza de dores de cabeça futuras, pois o que não foi ensinado corretamente, não pode ser cobrado, e mesmo assim muitos o fazem, gerando quase uma revolta desse funcionário que foi praticamente jogado em suas atividades.
Por isso é importante capacitá-lo dentro de sua função, oferecendo todas as ferramentas para que possa ser feito um trabalho de qualidade.
Confiança
O primeiro passo para construir a confiança com seus funcionários é manter uma boa comunicação com eles, escutando seus anseios e guiando-os para solução de seus problemas. Dar liberdade para que ideias sejam compartilhadas e considerar as mudanças sugeridas também podem aumentar a confiança dos colaboradores.
Quando um funcionário sente que seu líder confia nele, o respeito acaba aumentando e um ambiente mais leve é construído, além de ser mais produtivo, já que ninguém deseja quebrar a confiança conquistada.
Comunicação
E falando em comunicação, um bom relacionamento com seus funcionários começa com a comunicação positiva. Conversar com os funcionários, estar aberto a sugestões e críticas e levar em conta ideias e sugestões é a base da comunicação. Além disso, sinceridade e positivismo na hora de passar uma ideia é o que se espera de um líder.
Recompensas
Recompensar um funcionário que mantém hábitos responsáveis e produtividade alta no trabalho é um incentivo a continuidade dessas atitudes. Criar metas para ganhos de recompensa também pode gerar um engajamento maior e melhorar o desempenho individual e até mesmo da equipe.

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