Automobilística
Fique atento para não ser uma vítima do golpe do carro sabotado
A cada dia, os assaltantes vêm criando diferentes meios para abordar suas vítimas, deixando-as em situações de vulnerabilidade.
Uma das situações que mais nos deixam desnorteados é, sem dúvida, nosso veículo quebrar quando estava funcionando bem segundos antes. Essa é uma situação que nos deixa vulnerável, já que não temos como sair do local de forma rápida, ficando à mercê dos assaltantes.
Criar situações de pequenos acidentes que façam com que a vítima pare o veículo, tornando-a alvo fácil para assaltos e sequestros, é um dos golpes utilizados por criminosos. Nesses casos, os bandidos optam por sabotar carros que estão estacionados, com a intenção de abordar o condutor logo quando o carro para de funcionar.
Uma das sabotagens mais comuns acontece com os pneus ou rodas. Em São Paulo, a Polícia Civil já identificou uma quadrilha que contava com a ajuda de manobristas para afrouxar os parafusos das rodas de veículos. Esses parafusos frouxos faziam o pneu se soltar ou causavam barulhos, levando o condutor a estacionar e, assim, ser abordado pelos bandidos.
Como a maior parte das sabotagens acontece com os pneus, os assaltantes esperam a vítima estacionar o carro para trocar a peça avariada. Com o carro sem poder sair do local, e o condutor, muitas vezes, distraído, os assaltantes fazem a abordagem.
O Manual de Autoproteção disponibilizado pela Polícia Militar de São Paulo aponta essa ação criminosa e afirma que a melhor opção é desconfiar, não aceitar ajuda de desconhecidos e ligar para algum contato de emergência para te encontrar no local.
Uma das maneiras de evitar esse tipo de sabotagem é optar por deixar o seu automóvel em lugares seguros, como estacionamentos de confiança, ao em vez de deixá-lo em vias públicas, onde os assaltantes têm fácil acesso.
Outra dica dada pela Polícia Militar do estado de São Paulo é que, caso note o pneu furado, não pare na via, e sim dirija-se até um lugar seguro e com movimentação, como um posto de gasolina, oficina, loja ou posto policial.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp