Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a cultivar a incrível estrelícia e deixe seu jardim mais bonito ainda!

Conheça as principais características da espécie e saiba como cultivar essa planta de cores vivas, muito utilizada para compor e ornamentar ambientes.

Publicado

em

A estrelícia (Strelitzia reginae), popularmente conhecida como ave-do-paraíso, é uma planta com cores vivas, muito apreciada para compor e ornamentar ambientes.

A espécie, bastante requisitada para cultivo em jardins por suas touceiras exuberantes a pleno sol, ainda pode ser utilizada para embelezar frentes de casas, prédios e estabelecimentos diversos, além de praças e parques.

As flores vistosas e exuberantes, contudo, nascem apenas após o quarto ano de plantio, por isso, paciência é fundamental no cultivo dessa planta. Sendo assim, acompanhe as principais dicas para o cultivo da estrelícia e coloque em pratica já!

Cultivo de estrelícia

Propagação

As mudas podem ser adquiridas em viveiros ou floriculturas. Escolha as mais saudáveis e desenvolvidas. Caso queira, porém, a propagação pode ser feita também por meio de sementes ou pela divisão de touceiras.

No caso das sementes, o desenvolvimento é mais lento, sendo necessário quebrar a capa que as envolve dando um banho em ácido sulfúrico por um período de cinco a dez minutos.

Em seguida, lave as sementes em água corrente e faça a semeadura em canteiros com substrato leve e rico em matéria orgânica. Em boas condições, germinam em 20 a 30 dias.

Ambiente

A estrelícia desenvolve-se bem em regiões com clima subtropical. Exige insolação plena pelo menos durante metade do dia e não tolerância geadas intensas.

Substrato

O solo para plantio deve ser profundo, ligeiramente ácido e rico em matéria orgânica e com bom suprimento de água.

Irrigação

É indicado manter o solo levemente úmido, nunca encharcado! Por isso, regue de 2 a 3 vezes por semana, a depender das condições climáticas.

Adubação

Periodicamente, faça a adubação orgânica do solo. Você também pode realizar pulverizações com inseticidas e fungicidas para manter a planta produtiva caso ocorra incidência severa de pragas ou doenças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS