Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a delicada camarão-amarelo e confira dicas de cultivo

De caráter ornamental, a espécie possui ciclo de vida é longo e cultivo simples, além de dar mais charme a qualquer ambiente.

Publicado

em

Pachystachys lutea é um arbusto perene, popularmente conhecido como camarão-amarelo. Nativa das Américas do Sul e Central, a planta de caules ramificados e lenhosos, cobertos por folhas verdes escuras simples, criam um contraste impressionante com as pontas de suas flores, de cor amarelo-vibrante. 

Não possui frutos, tratando-se, pois, de uma planta com caráter meramente ornamental. O seu ciclo de vida é longo e o cultivo do camarão amarelo é bastante simples. Veja a seguir as melhores dicas de jardinagem e técnicas para manter sua verdinha sempre vigorosa! 

Cuidados

  • Solo

Por ser uma planta nativa, não há exigências específicas para o solo, já que ela se adapta muito bem ao solo brasileiro. Você pode, contudo, enriquecer a terra com matéria orgânica e adubos próprios para a espécie. Se optar pelo plantio em vasos, certifique-se que o recipiente escolhido apresenta orifícios de drenagem. Desse modo, coloque uma camada de pedriscos no fundo e depois preencha com substrato adequado.

  • Rega

A frequência da rega deve ser moderada, observar sempre se a drenagem está funcionando bem. Contudo, é bom manter o solo sempre úmido, já que essa planta não suporta longos períodos de seca. 

  • Luz e clima

Como planta de casa, certifique-se de que o camarão receba o máximo de luz possível e posicione-o em uma área com alta umidade e luz total. Algumas horas de sol direto mantêm as plantas felizes. 

  • Fertilizante

A fertilização regular estimula o crescimento saudável e também a sua floração. Durante a estação de crescimento (primavera ao outono), aplique adubos orgânicos regularmente e fertilizantes de floração ocasionalmente para garantir que a planta tenha a melhor aparência. Imediatamente após aplicar um fertilizante completo, sempre regue a planta.

  • Poda

A manutenção da planta se restringe a limpeza e retirada das folhas mortas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS