Conecte-se conosco

Economia

Brasileiros terão o CPF como registro geral único em 2023

Para emitir o documento que atuará como forma de identificação, será necessário atualizar e corrigir todos os dados pessoais.

Publicado

em

Recentemente, foi lançado um novo padrão para a carteira de identidade dos brasileiros, a chamada Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já se encontra disponível em diversos estados do país.

O primeiro estado a lançar o novo modelo foi o Rio Grande do Sul, depois, alguns outros entes federativos tiveram disponibilizada a nova identidade, como o Distrito Federal (DF), Acre, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

Os estados remanescentes possuem como prazo máximo para aderirem ao modelo até março de 2023. Para os cidadãos obterem o novo documento, será necessário que todos os seus dados sejam atualizados e corrigidos.

Relevância da retificação do CPF

Em suma, qualquer tipo de incongruência no CPF impedirá a emissão do documento novo, pois este será o novo registro geral de cada indivíduo brasileiro, sendo válido em todo o território nacional. Logo, recomenda-se averiguar todas as suas informações e dados antes de solicitar a nova identidade.

A criação desse novo Registro Geral visa evitar ou diminuir a quantidade de fraudes, unificando o RG no país todo, utilizando como substituto do documento antigo, apenas o número do CPF.

Quem precisará emitir o novo documento?

Cabe ressaltar que nem toda a população brasileira será obrigada à emissão do documento contemporâneo, tendo em vista que o modelo antigo do RG é válido por até 10 anos.

Assim sendo, é preferível a emissão do novo modelo para os cidadãos brasileiros que já tinham a necessidade da renovação com base nos moldes antigos.

Como corrigir seu CPF

A correção do documento é realizada por meio do site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), tendo como obrigatória a apresentação de alguns documentos, tais quais:

  • Foto de rosto do solicitante, em formato de selfie, segurando o documento antigo;
  • Comprovante de endereço;
  • Documento de identificação, de um dos pais, no caso de ser menor de idade;
  • Certidão de Casamento ou de Nascimento;
  • Documento de identificação com foto.

Mais uma atualização é que o novo documento conta com um QR code, que torna possível o acesso pelo celular. Porém, até agora, se encontra disponível somente a versão offline.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS