Conecte-se conosco

Curiosidades

Carteira de Identidade Nacional, terá sua versão semelhante a um cartão de crédito

Para quem for renovar a sua Carteira de Identidade, saiba que a partir do ano que vem o novo modelo da carteira de identidade poderá ser emitido em forma de cartão plástico

Publicado

em

Para quem for renovar a sua Carteira de Identidade, saiba que a partir do ano que vem o novo modelo da carteira de identidade poderá ser emitido em forma de cartão plástico, de policarbonato, parecido com os cartões de débito/crédito.

Essa medida teve sua regulamentação feita pela Secretaria-Geral da presidência da república e teve sua publicação realizada na segunda-feira, dia 15 de agosto, através do Diário Oficial da União.

Contudo, a emissão dessa nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), será paga, mas o valor ainda não foi definido. Conforme o que podemos observar no texto feito pelo Diário Oficial, quem tiver interesse em utilizar a nova CIN plástica, estará automaticamente abrindo mão de receber o modelo convencional, de papel.

Outro ponto a ser destacado é que se caso opte pelo documento de plástico, será preciso que assinar um documento onde estará declarando que optou pelo novo modelo. Esse projeto é um projeto Piloto que está sendo implementado gradualmente.

São apenas três estados brasileiros que estão emitindo o novo documento, Acre, Paraná e Rio Grande do Sul. O Distrito Federal faz parte do projeto, mas ainda não deu início as emissões do novo documento.

Foi dado início ao projeto-piloto da CIN através do Decreto Federal nº 10.977/2022. Conforme informações do Ministério da Justiça, o documento terá as versões física e digital disponíveis.

O modelo tradicional, seja em papel ou plástico, é uma forma de assegurar a cidadania para os brasileiros que não tem acesso à internet, ou telefones e computadores. Já a digital, poderá ser obtida pela internet, através do aplicativo gov.br, mas somente depois que emitir a CIN física.

Conforme informa o governo federal, o RG utilizado atualmente segue válido para os próximos dez anos. É importante destacar também que a nova CIN estará trazendo uma forma de identificação única, através do CPF das pessoas em todo território nacional.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS