Conecte-se conosco

Economia

Inflação: preço da carne faz com que menos brasileiros façam churrasco nos feriados

Brasileiros adorariam aproveitar os jogos da Copa do Mundo fazendo um baita churrasco, porém o preço da carne pode ser um problema. Entenda.

Publicado

em

Inflação: preço da carne faz com que menos brasileiros façam churrasco nos feriados

Com a chegada da Copa do Mundo, Natal e Ano novo, os brasileiros adorariam aproveitar esses eventos comendo um churrasco com a família, porém o preço da carne pode impedir essa deliciosa confraternização. O que pode levar os cidadãos a curtirem o final de ano e os próximos eventos sem poder apreciar uma boa carne assada é a alta do preço da proteína. Desde 2018, quando houve a Copa do Mundo na Rússia, o valor da carne subiu cerca de 76,9%.

Impacto da inflação no final do ano

Acredita-se que o aumento se deu devido a Covid-19 que atingiu todo o mundo, provocando consequências globais. No entanto a economista da XP Investimentos, Tatiana Nogueira, afirma que essa alta começou antes de sermos atingidos pela pandemia. Isso pode ser visto ao observar os cálculos sobre a inflação disponibilizados pelo IBGE.

Tatiana conta que em 2019, antes da Covid-19, a gripe suína africana atingiu a China, impossibilitando o consumo da carne suína no país, o que consequentemente aumentou a importação da carne bovina brasileira para o país asiático. Esperava-se que o equilíbrio no mercado retornasse, mas não foi o que aconteceu. Isso porque o Brasil e outros países foram atingidos por uma crise hídrica, o que acabou prejudicando o pasto desses animais.

E não somente isso. Com a chegada do vírus no Brasil e o pagamento do auxílio emergencial, o poder de compra de famílias de baixa renda aumentou, o que elevou ainda mais o valor das carnes. Nogueira afirma que é possível projetar uma queda nos preços do alimento, algo entre 1% e 2% no ano de 2023, em curto prazo.

“Projetamos uma queda nos preços de carnes porque temos uma normalização do lado da oferta, com o abate de animais bastante grande, e uma demanda que deve desacelerar com disponibilidade de renda menor também”.

Com a chegada do campeonato mundial de futebol, não foi só o preço da carne que passou por um aumento. O valor das figurinhas dedicadas ao evento aumentou em 100% desde a última Copa. Já o preço do álbum subiu em 16,5%. A camisa da Seleção Brasileira não ficou de fora e também passou teve um aumento significativo de 40%.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS