Conecte-se conosco

Agronegócio

Para quem gosta: 5 comidas japonesas para você aderir ao cardápio

Conheça um pouco mais sobre a gastronomia japonesa e a culinária nipônica, que também possui inúmeros benefícios.

Publicado

em

Também conhecida como Washoku, a culinária japonesa é rica em alimentos sazonais, e foi nomeada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2013. Além do sabor e da apresentação dos pratos, a culinária japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação. 

Além disso, a gastronomia japonesa está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Por isso, hoje vamos apresentar 5 tipos de comida japonesa pra você aderir ao seu cardápio. Confira!

1. Sushi

O sushi é o prato mais popular da culinária japonesa. Originalmente, o prato era uma combinação de peixe fermentado e gohan temperado (arroz). Além disso, ele pode ser recheado de diversas formas: preparado com vegetais, como pepino e cenoura, ou com salmão e atum. 

2. Sashimi

Muitas vezes com salmão, atum ou peixe branco cru, este é o prato mais simples da cozinha nipônica, embora não seja tão simples de preparar. O sashimi vem em diferentes cortes e pode até ser feito com polvo, lula, camarão e outras proteínas, mas deve ser sempre temperado com molho shoyu e uma pitada de raiz-forte. 

3. Niguiri

Coberto por uma fatia de peixe ou frutos do mar, o niguiri é um tipo de sushi moldado à mão, que recebe nomes diferentes dependendo da proteína utilizada. O prato consiste em pequenas quantidades de arroz japonês extrudado à mão coberto com proteína, geralmente envolto em uma folha de nori (alga marinha).

4. Uramaki

Para preparar o uramaki, o arroz japonês deve ficar por fora e a alga por dentro, complementada com o recheio. Além disso, sementes de gergelim preto ou branco são presentes no arroz gohan, que, aliás, é fonte de fibras, proteínas e cálcio.   

5. Sunomono

O sunomono é uma salada japonesa, feita com fatias de pepino japonês, sementes de gergelim e molho de vinagre de arroz. Normalmente é servida como aperitivo. Além de delicioso, este prato também é rico em nutrientes essenciais para o nosso organismo, como fibras, cálcio e vitaminas A e do complexo B. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS