Mercado de Trabalho
Yoga do riso: entenda a nova ferramenta de produtividade para o trabalho
Com base na ciência do riso, a nova ferramenta tem auxiliado funcionários a diminuir o estresse e a aumentar a produtividade!
Nos últimos anos, a pauta de saúde mental dentro do ambiente de trabalho tem sido tratada com muita frequência. Isso se deve à recorrência de casos de burnout ocasionados pela sobrecarga e estresse de funcionários.
Assim, tem-se destacado a importância de tornar mais leve e descontraída a atmosfera das empresas, permitindo que os seus funcionários se desconectem de sentimentos ansiogênicos ou estressantes. Uma boa saída para mitigar os problemas relacionados à saúde mental é incluir risadas na rotina de trabalho.
Principalmente após a pandemia da covid-19, as empresas têm buscado uma harmonia mais saudável na rotina de trabalho dos seus funcionários, aliando a produtividade com a leveza e a diversão que as risadas proporcionam.
Pesquisas demonstram que a qualidade da produtividade e os maiores lucros da empresa estão diretamente associados a um ambiente onde os funcionários não se sintam estressados ou infelizes.
O que é a ciência do riso?
Estudos indicam que a risada é um ótimo remédio para os seres humanos, além de trazer os mesmos benefícios ocasionados por um exercício físico de intensidade moderada. O riso age revertendo as modificações hormonais ocasionadas pelo cortisol, acionando uma gama de endorfinas no corpo.
Nesse sentido, ele passa a aumentar a endorfina e a inibir o cortisol, e logo as pessoas passam a se sentir menos estressadas. A denominada ”ciência do riso” tem grandes resultados em empresas que têm lidado com os problemas crescentes do pós-pandemia, relacionados à Grande Demissão, à “paranoia de produtividade”, entre outros.
Como funciona a yoga do riso?
Como mencionado acima, a risada oferece a diminuição do estresse, porém não é só isso, ela carrega consigo uma variedade de benefícios, como a diminuição da pressão arterial, o alívio da dor, o estímulo do sistema imunológico e o clareamento da visão mental, tudo isso ocasiona em uma série de vantagens que se refletem no desempenho profissional.
Com relação à yoga do riso, ela basicamente refere-se a forçar o riso até que ele passe a ser real. Você irá fingir para o seu corpo que está gargalhando e o corpo basicamente será “enganado”, uma vez que ele não nota a diferença. Assim, você irá amenizar o estresse e a aflição sentidas. Caso você queira tentar executar em casa a yoga do riso, indicamos os seguintes passos:
- Posicione-se de pé mantendo o olhar para cima e deixe seus braços separados acima da cabeça
- Inicie seu riso forçado, envolvendo ombros, braços, rosto e barriga até que o riso se torne ou pareça real
- Ria o quanto conseguir
- Após alguns minutos, note se não há um aumento das endorfinas concebidas pelo seu corpo
Riso como instrumento de produtividade e bem-estar!
Kevin Hubschmann, criador da Laugh.Events, empresa voltada para promoção de experiências engraçadas, indica a importância de compreender a ciência do riso:
“Uma vez que começamos a entender a ciência do riso, fomos capazes de entender por que nós – e quase todas as pessoas ao redor do mundo – amamos isso e então consideramos o trabalho como um ambiente não convencional para fazer o riso acontecer com mais frequência.”
O riso tem sido repensado como um instrumento para alavancar a produtividade e auxiliar no bem-estar dos funcionários de empresas. O riso não se trata apenas de um simples entretenimento. Hubschmann explica como foi o processo para conseguir transformar o ambiente de trabalho em um local mais benéfico:
“À medida que o Laugh.Events crescia, nos unimos à nossa conselheira, a diretora de psicologia Dra. Natalie Dattilo, para aprender o que estava fisicamente por detrás das risadas e como poderíamos expandir esse conceito no local de trabalho para transformar esse ambiente em um lugar melhor.”
A psicóloga Natalie fala sobre os efeitos da risada antes de uma reunião:
“Se você fizer sua equipe rir primeiro e depois começar uma reunião, a reunião ainda pode ser considerada estressante para os participantes, mas seus corpos vão reagir de maneira diferente. (…) As endorfinas e a sensação de bem-estar liberadas durante crises de riso atenuam o efeito do estresse no corpo, diminuindo os efeitos nocivos do cortisol quando ele é liberado.”
Saiba mais sobre a Laugh.Events
A empresa fundada por Hubschmann é profissional na área de entretenimento, proporcionando experiências cômicas tanto para ambientes remotos quanto presenciais. A Laugh.Events fornece alternativas para as empresas a partir do riso e de eventos voltados para a interatividade entre os funcionários.
A missão da empresa é tornar a comédia uma ferramenta para trazer alegria e, consequentemente, uma maior produtividade para os funcionários no ambiente de trabalho. Hubschmann fala sobre os programas oferecidos pela empresa:
“Oferecemos programas de comédia virtual curtos de 15 minutos chamados Laugh Breaks. Muitas empresas compram como uma abertura para uma reunião geral mais longa, e algumas compram vários para usar mensalmente ao longo do ano.”
“A duração de 15 minutos proporciona às equipes uma pausa necessária e incentiva a produtividade. É a nossa versão da ‘pausa para fumar’, substituindo a nicotina por endorfinas.”
Ademais, a empresa recentemente anunciou que seus serviços estão disponíveis para eventos presenciais neste ano. O evento engloba shows de stand up e workshops de improviso. Hubschmann afirma “Os workshops de improviso têm sido os mais interessantes e são o futuro do engajamento corporativo presencial”.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS