Conecte-se conosco

Mundo

Rosto de múmia grávida de 2 mil anos é reconstruído na Polônia

A Dama Misteriosa, como é conhecida a primeira múmia grávida encontrada, teve seu rosto reconstruído por cientistas. Conheça o projeto.

Publicado

em

As descobertas do passado distante costumam intrigar muitas pessoas curiosas em conhecer histórias antigas. Quando múmias são encontradas, há uma grande tentativa de descobrir um pouco sobre os hábitos de vida e o que pode ter acontecido com elas.

Foi o que aconteceu com uma múmia grávida encontrada no Egito. O corpo da mulher datava de cerca de 2 mil anos atrás, e o feto que foi preservado em seu ventre estimava 28 semanas. Já ela apresentava ser muito jovem, em torno de 20 anos de idade.

Os cientistas passaram a estudar o corpo da mulher e descobriram que provavelmente ela morreu de câncer. Posteriormente, eles a expuseram a uma tomografia computadorizada e também a raios-X, para um estudo mais aprofundado, que permitiu descobrir sobre a possível gravidez.

A múmia também passou por duas reconstruções faciais para estimar como seria sua aparência, e as duas mostraram um rosto jovem de pele escura, olhos castanhos e um olhar perdido.

De acordo com Chantal Milani, que é uma das cientistas forenses do projeto, é possível ter uma estimativa da aparência dessas pessoas devido ao formato do crânio e à personalização dos tecidos moles presentes nele, que é diferente em cada pessoa, por isso é possível chegar a um resultado aproximado.

Chantal conta que essas reconstruções não devem ser consideradas como a real aparência, e sim uma aproximação do que poderia ser. Como se trata de uma múmia, ela possui um pouco de face cobrindo os ossos, o que dá para avaliar melhor alguns detalhes de acordo com a grossura desses tecidos.

A múmia recebeu o apelido de Dama Misteriosa após ser descoberta como mulher, pois a princípio acreditava-se que se tratava de um sacerdote masculino. Ela foi descoberta no século XIX e foi entregue à Universidade de Varsóvia em 1826.

Ela é considerada a primeira múmia grávida da história, porém, alguns arqueólogos não consideram que o que ela trazia no ventre era um feto. Isso porque o suposto feto não apresentava formato corporal nem ossos. Isso gera a hipótese de que seja um embolado de materiais de embalsamento.

O trabalho de reconstrução da Dama Misteriosa faz parte de uma exibição do Museu da Silésia, que fica na Polônia. O resultado pode ser visto pessoalmente até o dia 5 de março do próximo ano.

De acordo com a equipe do projeto, ele tem o objetivo de humanizar as múmias, uma vez que já foram pessoas, tiveram histórias, sentimentos e familiares, e agora muitas vezes são tratadas apenas como curiosidades.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS