Economia
É proibido vender produtos sem a emissão de nota fiscal?
É comum a compra de produtos sem nota fiscal, mas muitos não sabem que esse comportamento pode causar sérios dados à empresa.
A falta de emissão das notas fiscais gera uma grande dúvida: não emitir nota fiscal é crime? Para que problemas sejam evitados com a empresa, o empresário precisa estar ciente dos riscos em casos de descumprimento fiscal. Uma das tentativas de amenizar esses riscos é a emissão de notas fiscais e é uma parte de extrema importância para o bem-estar da empresa. Ao escolher não emitir notas fiscais, o dono da empresa precisa estar atento aos problemas.
Por isso, separamos tópicos importantes para definir o que é certo ou errado quando o assunto é emitir nota fiscal. Afinal, é crime ou não é?
A venda de produtos sem nota fiscal
Não emitir a nota fiscal é considerado crime mediante a Lei nº 8137/1990, e esse é o principal motivo pelo qual a empresa precisa estar ciente dos riscos. Não emitir nota fiscal é ilegal, cabível de multas, e a empresa poderá perder os produtos que estão sendo vendidos. Especificamente, esses são os riscos para quem não emite nota fiscal:
1. A mercadoria poderá ser apreendida
Empresas que estão em descumprimento da lei ao não emitir a nota fiscal poderão ter as mercadorias apreendidas pela Receita Federal.
2. Controle de estoque
A ausência da nota fiscal também poderá promover problemas na hora de contar as transações que foram realizadas dos produtos, tornando a venda menos eficiente na contagem dos valores. Com isso, a empresa perderá o controle do próprio estoque.
3. A empresa perde a credibilidade
A nota fiscal comporta todas as informações que garantem maior conforto fiscal ao cliente. Quando o produto é comprado sem a comprovação do documento fiscal, o cliente poderá sair perdendo na qualidade e no valor do produto que está sendo vendido.
Além da perda de compromisso com os clientes, ter o nome da empresa junto a corrupções e sonegações não é algo visto com bons olhos pela clientela.
4. Multa ou prisão
Como previsto na Lei nº 4729/1965, as empresas que não realizam a emissão de notas ficais nas vendas poderão responder por crime de sonegação fiscal. As penalidades para a sonegação fiscal são multas, apreensão dos materiais vendidos e, em casos específicos, poderá ocorrer a prisão por cinco anos.
5. Devoluções e trocas de produtos
Esse é um problema para quem consome produtos que não emitem nota fiscal, pois somente por meio da nota que o cliente pode comprovar a compra e ter acesso a trocas e devoluções dos produtos.

-
Bancos21 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF18 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia13 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas10 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp