Tecnologia
Saiba como se proteger de golpes feitos pelo WhatsApp!
O golpe mais comum é o envio de links suspeitos para que usuários cliquem e forneçam acesso aos criminosos. Esteja atento!
O aplicativo WhatsApp atualmente é um dos mensageiros mais utilizados no mundo, em virtude das muitas funcionalidades de que ele dispõe, facilitando a vida dos usuários. Ele já conta com aproximadamente 100 milhões de downloads nas lojas oficiais de celulares.
Além de tudo, o aplicativo permite fazer ligações, enviar textos, áudios e imagens, tudo de forma gratuita. Contudo, a popularidade do aplicativo também o torna alvo de golpistas. Os usuários ficam vulneráveis a todo o tipo de fraude e golpe que envolvam o número do celular.
Um dos golpes mais comuns tem sido a clonagem do perfil de usuários. Por meio do perfil, o golpista entra em contato com os conhecidos do perfil clonado e pede dinheiro “emprestado”. Assim, é imprescindível estar atento e tomar todas as medidas de segurança cabíveis.
WhatsApp é seguro?
Sim! O WhatsApp é um aplicativo seguro para os seus usuários. Ele detém de uma alta segurança em virtude da sua criptografia, além de possuir várias camadas de proteção que se tornam verdadeiros impeditivos para a invasão de cibercriminosos e hackers.
Porém, os golpistas agem de uma maneira diferente. Por meio de mensagens, eles induzem as pessoas a clicarem em links suspeitos e, assim, passam a ter acesso aos dados pessoais do usuário. Esse golpe também pode envolver chamadas de áudio e permitir a clonagem do dispositivo.
Como ocorre o golpe?
Nos golpes que envolvem chamadas, geralmente o suposto “atendente” irá solicitar o código PIN de 4 números do celular e, ao ter acesso ao número, conseguirá realizar a clonagem do aparelho.
Por isso, sempre esteja atento! O WhatsApp não realiza ligações nem solicita o código PIN do telefone. Ademais, nunca passe o código para outras pessoas que não tenham autorização e não sejam de confiança.
Como você pode se proteger?
A primeira dica e a principal é: não clicar em links que sejam suspeitos ou em mensagens encaminhadas por pessoas desconhecidas. Sempre desconfie de mensagens fora de contexto que pareçam urgentes ou que afirmem que você receberá grandes quantias de dinheiro, caso siga um passo a passo específico.
Reforçar a segurança do celular também é uma saída. Você pode acionar a verificação em duas etapas para acessar o aplicativo e efetuar um cadastro digital que irá permitir o acesso ao celular e, consequentemente, ao WhatsApp.
Mensagens suspeitas geralmente são “iscas” para atrair usuários que estão desatentos e poderão ser vítimas de golpes. Ao clicar em uma mensagem assim, você irá liberar o acesso do cibercriminoso ao seu celular e as suas informações pessoais. Portanto, esteja sempre atento!

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Bancos13 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Imposto de Renda - IRPF9 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos22 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?