Economia
Aposentadoria negada: é possível recorrer?
Milhares de pessoas trabalham por anos e quando chega a hora da aposentadoria, acabam tendo o direito negado. Descubra o que fazer.
Ter o pedido de aposentadoria — ou outro benefício — negado é uma das reclamações mais comuns relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Infelizmente, a negativa acontece com mais frequência do que o esperado. O contribuinte separa todos os documentos e faz o pedido com a certeza de que será aprovado.
Mas aí vem a surpresa, o pedido é negado. Por que isso acontece? O que fazer? Desistir? É possível recorrer?
Por que isso acontece?
Como dito, a negativa por parte do INSS é um fato comum, que acontece com bastante frequência. Entender as razões por trás disso pode te ajudar a evitar ter o pedido negado.
A resposta negativa pode ser o resultado de uma falha do instituto ou por parte do contribuinte. Entenda:
-
Erros por parte do INSS
Algumas vezes, após a entrega da documentação, durante a análise, acontecem erros. Um exemplo disso são as pendências no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Quando isso acontece, dados como as informações sobre as relações trabalhistas, salários e contribuições podem ficar incompletas. Nesses casos, pode ser necessário fornecer documentos complementares para sanar a falha.
Outra situação tem a ver com as aposentadorias especiais e rurais. Nesses casos, pode ser difícil para o instituto reconhecer o tempo de trabalho.
Dessa forma, é necessário a apresentação de documentos que comprovem a atividade rural, ou que comprovem o risco existente na função exercida (no caso da aposentadoria especial).
-
Erros por parte do contribuinte
Em alguns casos específicos, é preciso anexar documentos que comprovem a necessidade da aposentadoria. Então, se o motivo da aposentadoria não for por idade, é indicado que o contribuinte busque informações sobre quais são os documentos solicitados.
Em casos de aposentadoria por invalidez, por exemplo, pode ser necessário um laudo médico, ou a cópia de exames. Além disso, antes de dar início ao processo, o contribuinte precisa confirmar se cumpriu o tempo de contribuição exigido para se aposentar.
Há casos em que trabalhadores, por se confundirem em relação a essa informação, acabam dando entrada ao processo antes do tempo. E por essa razão, o benefício é negado.
Aposentadoria negada: Desistir ou recorrer?
Se o motivo por trás da negativa for a falta de algum documento ou algum erro interno, é sensato recorrer.
Nesses casos, o primeiro passo é contatar o Recurso Administrativo. Através do app “Meu INSS”, assim, é possível baixar o histórico do pedido, bem como o motivo da recusa por parte do Instituto.
Com isso, o segurado pode, em um prazo de 30 dias, iniciar o recurso. Caso prefira, é possível fazer isso por meios judiciais, com o suporte de um advogado especialista na área.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Finanças4 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Agronegócio8 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?