Economia
Outubro é marcado por reajustes salariais acima da inflação; Veja os dados
A maioria dos salários no mês passado ganharam aumentos acima do INPC. Veja os dados do levantamento da Fipe.
Todos os meses há empresas que reajustam os salários de seus funcionários, e, de acordo com um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o mês de outubro foi marcado por reajustes acima da inflação.
O boletim Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas é divulgado todos os meses, e no mês passado, 67,8% dos reajustes foram acima do índice de inflação.
A análise foi feita a partir de 283 instrumentos de correção, e a média do piso para o mês foi de R$ 1.518. Sendo assim, o reajuste médio para outubro foi de 8,1%, sendo que o aumento da inflação foi de 7,2% nos últimos 12 meses. Apenas 16,6% dos reajustes foram iguais o INPC, e 15,5% ficaram abaixo do índice.
O cálculo feito para a estimativa do reajuste do salário de novembro apontou que os números podem chegar a 7,3% este mês com 62,8% das negociações acima do INPC. Neste caso, foram utilizados 43 instrumentos.
O setor que apresentou maior reajuste foi a indústria de joalheria, que mostrou um aumento 0,76% acima da inflação. Em seguida, vem o setor de vigilância e segurança privada, com 0,26% de reajuste acima do índice.
Ao contrário destes, os setores que tiveram o menor aumento de acordo com o índice foram as empresas jornalísticas, com reajuste de 3,52% abaixo da inflação, e o setor de radiodifusão e televisão, com reajuste de 2,41% abaixo da inflação.
Os dados utilizados neste acompanhamento são feitos por meio de acordos com o Mediador do Ministério da Economia.
Com este levantamento, é possível observar o resultado de 40 negociações coletivas e observar melhor como os seguimentos financeiros e econômicos estão se dando.
Além disso, é possível observar quais são os setores com mais ou menos reajustes, e até mesmo fazer um panorama do poder de compra destes profissionais, lembrando que no próximo ano o piso salarial sofrerá um reajuste obrigatório.
O presidente eleito afirmou que esse valor será acima do índice da inflação, o que não vinha acontecendo há algum tempo.

-
Bancos19 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF15 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia11 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas7 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp