Economia
Outubro é marcado por reajustes salariais acima da inflação; Veja os dados
A maioria dos salários no mês passado ganharam aumentos acima do INPC. Veja os dados do levantamento da Fipe.
Todos os meses há empresas que reajustam os salários de seus funcionários, e, de acordo com um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o mês de outubro foi marcado por reajustes acima da inflação.
O boletim Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas é divulgado todos os meses, e no mês passado, 67,8% dos reajustes foram acima do índice de inflação.
A análise foi feita a partir de 283 instrumentos de correção, e a média do piso para o mês foi de R$ 1.518. Sendo assim, o reajuste médio para outubro foi de 8,1%, sendo que o aumento da inflação foi de 7,2% nos últimos 12 meses. Apenas 16,6% dos reajustes foram iguais o INPC, e 15,5% ficaram abaixo do índice.
O cálculo feito para a estimativa do reajuste do salário de novembro apontou que os números podem chegar a 7,3% este mês com 62,8% das negociações acima do INPC. Neste caso, foram utilizados 43 instrumentos.
O setor que apresentou maior reajuste foi a indústria de joalheria, que mostrou um aumento 0,76% acima da inflação. Em seguida, vem o setor de vigilância e segurança privada, com 0,26% de reajuste acima do índice.
Ao contrário destes, os setores que tiveram o menor aumento de acordo com o índice foram as empresas jornalísticas, com reajuste de 3,52% abaixo da inflação, e o setor de radiodifusão e televisão, com reajuste de 2,41% abaixo da inflação.
Os dados utilizados neste acompanhamento são feitos por meio de acordos com o Mediador do Ministério da Economia.
Com este levantamento, é possível observar o resultado de 40 negociações coletivas e observar melhor como os seguimentos financeiros e econômicos estão se dando.
Além disso, é possível observar quais são os setores com mais ou menos reajustes, e até mesmo fazer um panorama do poder de compra destes profissionais, lembrando que no próximo ano o piso salarial sofrerá um reajuste obrigatório.
O presidente eleito afirmou que esse valor será acima do índice da inflação, o que não vinha acontecendo há algum tempo.

-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Carreira18 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Economia2 dias atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Finanças20 horas atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Tecnologia6 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças8 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados