Conecte-se conosco

Economia

Outubro é marcado por reajustes salariais acima da inflação; Veja os dados

A maioria dos salários no mês passado ganharam aumentos acima do INPC. Veja os dados do levantamento da Fipe.

Publicado

em

Previsão de Salário Mínimo para 2023: Entenda como é feito o cálculo.

Todos os meses há empresas que reajustam os salários de seus funcionários, e, de acordo com um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o mês de outubro foi marcado por reajustes acima da inflação.

O boletim Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas é divulgado todos os meses, e no mês passado, 67,8% dos reajustes foram acima do índice de inflação.

A análise foi feita a partir de 283 instrumentos de correção, e a média do piso para o mês foi de R$ 1.518. Sendo assim, o reajuste médio para outubro foi de 8,1%, sendo que o aumento da inflação foi de 7,2% nos últimos 12 meses. Apenas 16,6% dos reajustes foram iguais o INPC, e 15,5% ficaram abaixo do índice.

O cálculo feito para a estimativa do reajuste do salário de novembro apontou que os números podem chegar a 7,3% este mês com 62,8% das negociações acima do INPC. Neste caso, foram utilizados 43 instrumentos.

O setor que apresentou maior reajuste foi a indústria de joalheria, que mostrou um aumento 0,76% acima da inflação. Em seguida, vem o setor de vigilância e segurança privada, com 0,26% de reajuste acima do índice.

Ao contrário destes, os setores que tiveram o menor aumento de acordo com o índice foram as empresas jornalísticas, com reajuste de 3,52% abaixo da inflação, e o setor de radiodifusão e televisão, com reajuste de 2,41% abaixo da inflação.

Os dados utilizados neste acompanhamento são feitos por meio de acordos com o Mediador do Ministério da Economia.

Com este levantamento, é possível observar o resultado de 40 negociações coletivas e observar melhor como os seguimentos financeiros e econômicos estão se dando.

Além disso, é possível observar quais são os setores com mais ou menos reajustes, e até mesmo fazer um panorama do poder de compra destes profissionais, lembrando que no próximo ano o piso salarial sofrerá um reajuste obrigatório.

O presidente eleito afirmou que esse valor será acima do índice da inflação, o que não vinha acontecendo há algum tempo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS