Saúde
Farmácia Popular: saiba como pegar fraldas e medicamentos gratuitos
Conhece a Farmácia Popular? O programa oferece diversos medicamentos de forma gratuita ou com grandes descontos. Saiba como conseguir.
A Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que permite que a população brasileira, principalmente os mais necessitados, consigam tirar medicamentos, fórmulas e fraldas de forma gratuita ou com um bom desconto em todos os estabelecimentos conveniados. Você já fez uso da medida? Veja mais detalhes.
Farmácia Popular
A única coisa que o paciente precisa apresentar é uma receita médica e um documento de identidade com foto. Diferente do que todos pensam, a receita não precisa se proveniente de médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), o que facilita muita coisa. Sendo assim, o programa também aceita receitas de médicos particulares.
O programa faz parte da Atenção Primária à Saúde e serve como prevenção de agravamento de doenças e superlotação dos sistemas de saúde. Nestas farmácias, são oferecidos medicamentos para a hipertensão, diabetes, osteoporose, asma e muitos outros.
Vale, inclusive, lembrar que são oferecidos também anticoncepcionais e faldas geriátricas. Estes têm descontos de até 90% para quem não apresenta condições de comprá-los.
No site gov.br, na área de saúde, é possível encontrar os requisitos necessários para compra destes itens. O programa atende mais de 21 milhões de brasileiros e é um dos principais programas do Governo Federal. Ele também é o que mais contribui para a distribuição de medicamentos pelo SUS.
No ano passado, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, foram distribuídos 14,3 bilhões de medicamentos no país. Até junho deste ano, o número chegou a 7,2 bilhões de remédios distribuídos.
Para saber qual é a farmácia mais próxima de você que é conveniada com o programa, o ministério disponibiliza uma página que separa por cidade e região. Você pode encontrá-la neste endereço.
Entre os medicamentos entregues gratuitamente pela Farmácia Popular, podemos apontar o Brometo de Ipratrópio e Sulfato de Salbutamol para asma; Insulina humana e Cloridrato de Metformina para diabetes; e Captopril e Hidroclorotiazida para hipertensão.
Além disso, há aqueles medicamentos com descontos. Entre eles, nós vemos o Noretisterona e Etinilestradiol + Levonorgestrel, que servem para a anticoncepção; Sinvastatina que é para o colesterol; Carbidopa + Levodopa para doença de Parkinson; Alendronato de Sódio para osteoporose; e Budesonida usado para tratar a rinite.
No portal do Ministério da Saúde, é possível conferir a lista completa de medicamentos gratuitos e aqueles com desconto que ficam disponíveis no programa. A consulta pode ser feita no endereço logo acima.
Cortes na Farmácia Popular
Embora se trate de um programa muito importante e que ajuda milhares de brasileiros, o projeto de Orçamento que o atual presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso previa um corte de verba de 60%, o que pode afetar – se aceito e aprovado – a entrega de certos medicamentos.
Muitas instituições apontam a falta de remédios por todo o país, então um corte desse tipo afetaria o setor de saúde em todas as esferas. A população conta agora com uma visão diferente do novo governo sobre o programa.

-
Tecnologia9 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia6 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo17 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?