Economia
Primeira habilitação e renovação da CNH apresentam NOVAS REGRAS em 2023
Os processos de renovação e primeira habilitação irão mudar para o próximo ano. Confira quais serão as novas regras.
Neste ano, a Carteira Nacional de Habilitação ganhou um modelo e poucos motoristas ou candidatos sabem disso. Para as renovações que vão acontecer em 2023, novas regras serão válidas para quem vai renovar ou tirar a primeira habilitação.
As principais mudanças são totalmente visuais, pois agora a CNH acrescentou uma determinada tabela que demonstra para qual categoria o condutor está liberado para dirigir. O novo documento também conta com a tradução, entre outras línguas, do inglês e do espanhol, e agora o modelo se aproxima das formas internacionais do documento.
Documento de identificação internacional
Por conta dessas mudanças, a CNH passará a ser como um documento de identificação fora do Brasil. Para que isso seja possível, o documento também irá contar com o código MRZ (Zona Legível por Máquina), o que também permite o acesso a aeroportos internacionais.
Ainda que os novos benefícios sejam uma grande novidade, o documento não irá substituir definitivamente o passaporte e outras documentações como identificação. Por conta disso, o documento que permite que brasileiros possam dirigir no exterior, a Permissão Internacional para Dirigir, ainda precisa ser emitida.
Primeira habilitação ou renovação do novo modelo de CNH
Antes de tudo, é preciso ser aprovado no processo de formação do condutor, tanto na prova teórica quanto na prova prática; isso, é claro, para quem deseja tirar a primeira habilitação.
A primeira habilitação exige um longo processo dos candidatos à condução e, dependendo do estado, o valor que conta com as taxas do Detran, exames e autoescola pode chegar a R$ 3 mil por pessoa.
Após passar por todo o processo para obter a carteira, a CNH será emitida com a letra P, indicando que o documento é provisório ao condutor. Após 1 ano, o condutor poderá ter acesso a uma versão atualizada, pois será a carteira definitiva, constando a letra D.
DO documento também consta a informação acerca da necessidade de dirigir (ou não) com os óculos que o condutor possui. Quanto à validade, conforme estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, esta vai variar de acordo com a idade:
- 70 anos de idade ou mais: validade de 3 anos
- De 50 a 69 anos de idade: validade de 5 anos
- Até 49 anos de idade: validade de 10 anos

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF22 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia17 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas14 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver