Conecte-se conosco

Curiosidades

11 livros famosos que já foram banidos; Você já leu algum deles?

As causas de censura de livros variam desde o contexto histórico ao conteúdo da obra. Confira uma lista de 11 títulos que já foram banidos.

Publicado

em

Diversos livros já foram banidos em todo mundo, e as causas variam muito, podendo ser pelo contexto histórico do país no momento do banimento ou pelo próprio conteúdo do livro. Confira a seguir uma lista de 11 livros que já foram banidos no Brasil e no mundo:

1. 1984 – George Orwell

Acusada de fazer propaganda ao regime comunista, a obra do importante autor de ficção científica foi banida nos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Contudo, este não foi o único país que tornou inapropriada a leitura de George Orwell.

A União Soviética também censurou o livro durante o mesmo período devido às fortes críticas a governos totalitários.

2. Harry Potter – J. K. Rowling

O livro foi banido nos Emirados Árabes sob a acusação de incentivo à bruxaria. No Brasil e nos Estados Unidos, a saga foi amplamente criticada negativamente por instituições com ideologias conservadoras.

3. Feliz Ano Novo – José Rubem Fonseca

Durante o período da ditadura no Brasil, muitos livros foram banidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). O livro Feliz Ano Novo, publicado em 1975, foi censurado apenas um ano depois de seu lançamento. Segundo o DIP, a obra feria a moral e os bons costumes.

4. Didática Magna – Comenius

Considerado por muitos estudiosos como o pai da Didática, o livro milenar de Comenius foi retirado das prateleiras das universidades brasileiras também na época da ditadura. A obra faz uma abordagem da importância de ensinar tudo a todos e até hoje é usado no estudo metodológico de licenciandos e pedagogos.

5. Alice do País das Maravilhas – Lewis Carroll

O livro que inspirou o filme de mesmo título de grande sucesso foi proibido na China. O fato de os animais se comunicarem como humanos causou incômodo. Além disso, o nível hierárquico similar entre humanos e animais também era algo inadmissível.

6. O Crime do Padre Amaro – Eça de Queirós

Em 1975, a obra foi banida em Portugal porque a igreja católica enxergou um teor sexual, algo inaceitável para a conduta conservadora da religião na época.

7. Lolita – Vladimir Nabokov

Esse clássico causa polêmica por seu conteúdo, que possui incesto. O livro, que narra a história de um professor que se apaixona por sua enteada de apenas 12 anos, foi banido assim que foi lançado em 1955. Brasil, Nova Zelândia, Argentina e França foram alguns desses países.

8. Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez

O livro, que está no ranking dos mais lidos do mundo e que foi escrito pelo vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, foi censurado na Rússia, no Irã e no Kuwait, isso devido ao seu conteúdo com muitas partes sexuais. Na Colômbia, um veto de censura foi derrubado após o prêmio do autor.

9. As Vantagens de Ser Invisível – Gabriel García Márquez

Lançado em 2007, o livro foi censurado nos Estados Unidos por abordar amplamente o homossexualismo e falar de modo natural sobre o consumo de drogas. Hoje, o livro não se encontra mais banido no país.

10. O Alquimista – Paulo Coelho

Sem nenhuma razão oficial, o Irã baniu essa e muitas outras obras do renomado escritor em 2011. Especula-se que o motivo seja por conta de uma intervenção realizada pelo editor iraniano de Paulo Coelho que tentou salvar a vida de uma jovem baleada durante um período eleitoral.

11. Frankenstein – Mary Shelley

Amado e odiado na mesma medida, o livro foi censurado na África do Sul durante o apartheid sob a justificativa de ser objetável e obsceno.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS