Automobilística
Carros europeus X Carros brasileiros: Você sabe quais são as diferenças?
Existem diferenças entre carros comercializados na Europa e no Brasil. Características de carros do continente europeu não são aceitas aqui.
Existem diferenças entre os veículos comercializados na Europa e no Brasil. Algumas características de carros do continente europeu não são aceitas em território brasileiro.
No Brasil, existe um gosto específico para carros que, muitas vezes, não segue o padrão europeu, asiático ou americano. Muitos veículos que fazem sucesso aqui, não são populares lá fora. E o mesmo acontece ao contrário.
Logo, existem características de carros europeus que não são aceitas no Brasil. Conheça algumas delas a seguir.
Carros de luxo
Quando se pensa em carros de luxo no Brasil, a primeira imagem que vem a mente é um carro o mais completo possível e totalmente equipado.
Na Europa já não é bem assim. Marcas de carros de luxo como Audi, Mercedes-Benz e BMW, vendem carros com vários equipamentos de série faltando, com calotas, telas minúsculas, muitas vezes, com janelas e vidros manuais nos bancos traseiros.
Se um carro “de luxo” no estilo europeu fosse lançado no Brasil, com certeza, não faria sucesso algum com o público, pois as expectativas de carros de luxo para os clientes brasileiros é extremamente alta.
Enquanto no Brasil, as marcas de luxo possuem grande status, na Europa, a situação é diferente. Lá é possível observar carros como o Mercedes-Benz Classe A competindo de frente com um Ford Focus. Algo absurdo no Brasil.
Acontece que, em solo europeu, marcas como Audi, BMW e Mercedes-Benz estão a apenas um passo da generalista. O que não os acrescenta nada de especial.
Opcionais
No Brasil, o preço do automóvel segue a tabela Fipe. Dessa maneira, quando um carro usado vai ser vendido, não é levado em considerações os seus opcionais. Por isso, muitos clientes não instalavam os opcionais e preferia adquirir versões fechadas.
Seguindo a linha de raciocínio, as montadoras começaram a optar por essa estratégia, a fim de economizar tempo e dinheiro.
Já na Europa, não existem muitas versões de cada modelo, por outro lado, há uma infinidade de opcionais. Dessa maneira, praticamente nenhum carro é igual. Até mesmo modelos de entrada possuem diferentes opções de rodas ou de tecidos para banco.
Câmbio Manual
Diferente dos americanos que preferem o câmbio automático, os europeus ainda gostam muito do câmbio manual. Diversos carros possuem essa opção, incluindo modelos grandes e até topo de linha.
Já no Brasil, ter um carro acima de um hatches e sedãs compactos com o câmbio manual, pode soar como uma ofensa e chega ser, até mesmo, vergonhoso.
Carros duas portas
Esses modelos agora estão começando a sumir na Europa também, no entanto, continuaram por muito mais tempo em circulação do que no Brasil.
Lá, até pouco tempo, hatches médios como Volkswagen Golf e Peugeot 308 eram modelos de duas portas, que se tentassem a sorte no mercado brasileiro, não teriam aceitação.
Carros de passeio a combustível diesel
Por mais que os brasileiros possam vir a querer essa opção, é a legislação brasileira que a proíbe. A lei permite que apenas carros à tração 4×4 ou veículos com capacidade de cargas maiores que uma tonelada podem utilizar o combustível.
Na Europa, carros de passeio que funcionam a combustível diesel são comuns. Desde modelos pequenos como Volkswagen Polo até o Jeep Renagade possuem suas versões a diesel.

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