Conecte-se conosco

Economia

ONS: reservatórios devem chegar em abril com 50% de capacidade

Percentual é bem superior aos 30% de capacidade do período chuvoso anterior

Publicado

em

Com o fim do período chuvoso, em abril do próximo ano, os reservatórios das hidrelétricas deverão apresentar, ao menos, 50% de sua capacidade, assinalou o diretor-geral do Organizador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), Luiz Carlos Ciocchi, ao comentar que esse patamar é bem superior aos 30% registrados ao cabo do período chuvoso anterior, no ano passado.

“Na média do SIN (Sistema Interligado Nacional), deve fechar de 50% para cima. Hoje os sistemas Nordeste e Norte são os mais privilegiados e esperamos mais chuva para o Sudeste até lá”, explicou o executivo do NOS, ao participar, no Rio, de evento promovido pela FGV Energia, ao acrescentar que, “em relação ao último período de chuvas, fechar em pelos menos 50% é um ganho significativo. O pior ficou para trás”. Na sua avaliação, o atual período começou com chuvas satisfatórias, especialmente nos subsistemas Norte, Nordeste e Sul.

Levando em conta que as chuvas ainda estão na mesma intensidade no sistema Sudeste/Centro-Oeste (onde se localizam os principais reservatórios das hidrelétricas nacionais), há a expectativa de que o cenário de oferta de energia se mantenha favorável, com boas perspectivas de chuvas.

Como resultante, Ciocchi entende ser possível esperar que a conta luz continue com ‘bandeira verde’ até o fim do ciclo das chuvas. “As perspectivas para bandeira tarifária são positivas e pode ser verde até o fim, mas ainda temos que aguardar”, ressalvou.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS