Curiosidades
Saiba quais são os 4 prejuízos para quem pratica esporte e consome álcool
Consumir álcool excessivamente podem comprometer a saúde física dos esportistas e afetar diretamente o rendimento dessas pessoas.
Que o álcool pode ser totalmente prejudicial à saúde e ao organismo de todas as pessoas, disso nós já sabemos. Só que, para quem pratica algum esporte, o consumo da substância pode causar danos ainda maiores no rendimento físico.
O presidente do CIS (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) e psiquiatra Arthur Guerra informou que o álcool está entre os diversos fatores que podem causar prejuízos ao desenvolvimento do atleta durante a prática de atividade física.
“A ingestão de bebida alcoólica pode comprometer a hidratação, o desempenho e a recuperação do organismo após exercícios físicos intensos”, explicou Arthur.
Quem tem o hábito de praticar exercício físico e consome álcool com frequência excessiva poderá desenvolver uma série de prejuízos indiretos e diretos: desidratação e ganho de peso, além de a queda considerável do desempenho consideravelmente, que acaba impactando no comprometimento com o esporte.
Abaixo, explicaremos cada um desses aspectos e os motivos pelos quais eles podem afetar o organismo.
Queda no desempenho
Especialistas apontam estudos que comprovam a redução da glicose e de aminoácidos nos músculos após a ingestão de bebida alcoólica, o que torna um prejuízo para que o corpo tenha energia ao se movimentar.
O consumo do álcool no dia anterior à atividade física pode reduzir consideravelmente a energia, aumentando a fadiga e podendo trazer ainda mais prejuízos no rendimento físico.
Recuperação
Pesquisas recentes comprovaram que os níveis de cortisol aumentam, diminuindo o nível de testosterona no corpo, quando da ingestão de bebida alcoólica. Dessa forma, as proteínas musculares são prejudicadas diretamente, o que gera problemas ainda maiores para os músculos com o passar do tempo.
Desidratação
A cada 50g de álcool ingeridos, cerca de 600 a 1000ml de água são eliminados. O corpo perde líquidos quando está sob efeito do álcool e, junto com os líquidos perdidos na atividade física, o corpo fica completamente desidratado. Por conta disso, a rapidez, a agilidade e o equilíbrio do corpo ficam totalmente comprometidos na hora da atividade.
Ganho de peso
As bebidas com álcool não possuem nutrientes para acrescentar ao corpo, e ainda assim podem conter doses altas de calorias.
Por isso, se você deseja manter ou atingir um alto rendimento, é totalmente recomendado evitar o consumo do álcool durante as preparações para competir ou enquanto estiver focado na prática esportiva. Lembre-se de que hábitos saudáveis devem caminhar juntos para se alcançar resultados.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção