Curiosidades
Saiba quais são os 4 prejuízos para quem pratica esporte e consome álcool
Consumir álcool excessivamente podem comprometer a saúde física dos esportistas e afetar diretamente o rendimento dessas pessoas.
Que o álcool pode ser totalmente prejudicial à saúde e ao organismo de todas as pessoas, disso nós já sabemos. Só que, para quem pratica algum esporte, o consumo da substância pode causar danos ainda maiores no rendimento físico.
O presidente do CIS (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) e psiquiatra Arthur Guerra informou que o álcool está entre os diversos fatores que podem causar prejuízos ao desenvolvimento do atleta durante a prática de atividade física.
“A ingestão de bebida alcoólica pode comprometer a hidratação, o desempenho e a recuperação do organismo após exercícios físicos intensos”, explicou Arthur.
Quem tem o hábito de praticar exercício físico e consome álcool com frequência excessiva poderá desenvolver uma série de prejuízos indiretos e diretos: desidratação e ganho de peso, além de a queda considerável do desempenho consideravelmente, que acaba impactando no comprometimento com o esporte.
Abaixo, explicaremos cada um desses aspectos e os motivos pelos quais eles podem afetar o organismo.
Queda no desempenho
Especialistas apontam estudos que comprovam a redução da glicose e de aminoácidos nos músculos após a ingestão de bebida alcoólica, o que torna um prejuízo para que o corpo tenha energia ao se movimentar.
O consumo do álcool no dia anterior à atividade física pode reduzir consideravelmente a energia, aumentando a fadiga e podendo trazer ainda mais prejuízos no rendimento físico.
Recuperação
Pesquisas recentes comprovaram que os níveis de cortisol aumentam, diminuindo o nível de testosterona no corpo, quando da ingestão de bebida alcoólica. Dessa forma, as proteínas musculares são prejudicadas diretamente, o que gera problemas ainda maiores para os músculos com o passar do tempo.
Desidratação
A cada 50g de álcool ingeridos, cerca de 600 a 1000ml de água são eliminados. O corpo perde líquidos quando está sob efeito do álcool e, junto com os líquidos perdidos na atividade física, o corpo fica completamente desidratado. Por conta disso, a rapidez, a agilidade e o equilíbrio do corpo ficam totalmente comprometidos na hora da atividade.
Ganho de peso
As bebidas com álcool não possuem nutrientes para acrescentar ao corpo, e ainda assim podem conter doses altas de calorias.
Por isso, se você deseja manter ou atingir um alto rendimento, é totalmente recomendado evitar o consumo do álcool durante as preparações para competir ou enquanto estiver focado na prática esportiva. Lembre-se de que hábitos saudáveis devem caminhar juntos para se alcançar resultados.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga