Economia
Saiba qual é a cidade brasileira que terá aumento de 12% no valor do IPTU
É previsto que o valor do IPTU em uma das cidades mais importantes do Brasil passe por um aumento de cerca de 12%; Entenda o porquê.
Um Projeto de Lei (PL) aprovou o aumento de cerca de 12% no valor a ser pago de IPTU em 2023. Esse aumento afetará quase 80% dos imóveis da cidade, o que fará com que cerca de 950 mil imóveis tenham seu valor venal alterado.
Foi no dia 5 de novembro que esse PL foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). No texto aprovado, o valor a ser pago de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) terá um aumento de 12%.
No entanto, essa mudança no valor do imposto traz diversos questionamentos por parte da população, levando em consideração que cerca de 80% dos imóveis da região serão afetados com o aumento no valor.
O número total de imóveis que terão o valor do IPTU maior no ano que vem alcança mais de 950 mil. O acréscimo chega a 30% para mais de 400 mil imóveis, enquanto outros quase 400 mil terão o aumento do imposto entre os valores de 1% até 29%.
Segundo o que foi dito pela prefeitura da capital paranaense, o valor que será arrecadado com o aumento do Imposto Predial Territorial Urbano chegará ao valor de R$ 1,2 bilhão.
A proposta desse Projeto de Lei da Câmara dos Vereadores vem sendo questionada pela população, principalmente pelos setores do comércio, empresarial, imobiliário e político da cidade.
O texto do Projeto de Lei que está em trâmite pela Câmara dos Vereadores é o responsável por revisar a PGV (Planta Geriátrica de Valores), levando em consideração os valores do IPTU e taxa de lixo para fazer o cálculo.
Para os donos de imóveis que terão aumento no valor, os carnês do imposto com o valor reajustado deverão ser entregues em março do ano que vem. O imposto poderá ser pago à vista, o que permitirá que o proprietário receba 10% de desconto, ou em parcelas que poderão ser divididas até o mês de dezembro de 2023.
Dessa forma, é esperado que seja possível respeitar o prazo imposto de 90 dias, como o que é determinado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE – PR).

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Bancos13 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Imposto de Renda - IRPF9 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos22 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?