Conecte-se conosco

Curiosidades

Descubra por que as garrafas de vinho não são de um litro

Com certeza você nunca conseguiu encontrar uma garrafa de 1 litro de vinho, descubra qual é o motivo disso.

Publicado

em

O vinho é uma bebida bastante consumida em diversos países, sobretudo, em Portugal, França e Itália. O Brasil fica em décimo terceiro lugar na lista dos países que mais consomem vinho.

Somente no ano passado, mais de 400 milhões de litros de vinho foram consumidos no país. Cerca de 92% desse vinho consumido foi o tinto.

O consumo aumentou no Brasil depois da pandemia causada pelo vírus da Covid-19. Outro ponto que também pode ter influenciado é o aquecimento global. Isso porque nos últimos anos a temperatura esteve abaixo do normal em muitos lugares e, tradicionalmente, um “friozinho” pede um vinho.

O vinho agrada diferentes paladares justamente por toda sua variedade. De diversas categorias, tudo pode mudar no vinho, seja o teor alcoólico, o sabor doce ou, até mesmo, a cor.

O vinho pode variar entre tinto, rosé, branco, espumante e licoroso. Dentro de cada tipo de vinho há diferentes tipos, com diferentes receitas. Contudo, há uma dúvida acerca do modo como o vinho é distribuído. Leia mais abaixo!

Por que não há garrafas de 1 litro?

No século XIX, quando o Reino Unido era o maior importador de vinho francês, a unidade de medida utilizada na comercialização era a do sistema imperial inglês. Na maioria das vezes, a Inglaterra usava galões que tinham a capacidade de 4.546 de armazenamento.

Se dividirmos esse valor por seis, teremos o resultado de 750. Foi exatamente isso que os ingleses fizeram na época, a fim de que seus principais clientes fossem atendidos. Afinal, uma garrafa de quase cinco litros não é tão fácil de ser carregada quanto uma de 700 ml.

Hoje, mesmo dois séculos depois dessa divisão de quantidade de vinho por garrafas, o padrão ainda segue o mesmo. Mas isso não significa que o vinho seja comercializado apenas em garrafas de 750 ml.

Na lista de tamanhos de garrafas de vinho temos a tradicional garrafa (750 ml), a sobremesa (500 ml), magnum (1,5 l), salmanazar ou mordecai (9 l). A quantidade pode chegar a 30 litros, como é o caso do melquisedeque.

Como há séculos os europeus são os maiores produtores de vinho do mundo, é plausível que essa tradição da garrafa 700 ml. O vinho literalmente está inserido na tradição dos europeus desde a época da colonização.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS