Saúde
Consumo de álcool antes de dormir atrapalha a qualidade do sono? Especialistas explicam
Embora o álcool possa te ajudar a adormecer rapidinho, ele pode não ser o melhor amigo do seu sono de qualidade.
Você já deve ter notado que uma taça de vinho ou uns drinks à noite podem fazer você cair no sono mais rápido. É comum, após uma noite de festa ou um jantar agradável, acabarmos pulando a rotina noturna e indo direto para a cama. Mas, embora o álcool possa ajudar a adormecer rapidamente, ele pode não ser o melhor amigo do seu sono de qualidade.
O efeito do álcool no seu sono
O álcool realmente mexe com o seu sono, mas não de um jeito bom. Ele bagunça a “arquitetura do sono”, basicamente, os ciclos de sono profundo e leve pelos quais passamos todas as noites. Beber demais pode fazer com que você acorde várias vezes à noite, prejudicando a qualidade do seu descanso.
Jennifer Martin, psicóloga e professora de medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles, explica que o álcool até começa ajudando a relaxar e adormecer, mas conforme é processado pelo corpo, começa a ter o efeito contrário, deixando mais inquieto.
- Primeira e segunda metade da noite
Inicialmente, com o álcool correndo pelas veias, você provavelmente terá um sono profundo, sem sonhos. Isso acontece porque o álcool age no cérebro de uma forma que relaxa e diminui a atividade cerebral. Contudo, à medida que a noite avança e o efeito do álcool começa a passar, o seu sono pode se tornar mais agitado, e você pode até ter sonhos mais intensos ou até pesadelos.
- Efeitos colaterais
Não podemos esquecer que o álcool é diurético, ou seja, aumenta a vontade de ir ao banheiro, o que também pode acordá-lo no meio da noite. Além disso, o álcool relaxa os músculos das vias aéreas, o que pode aumentar o ronco e ser especialmente perigoso para quem sofre de apneia do sono.
Beber e dormir: uma combinação perigosa
Os especialistas são claros: misturar álcool e sono não é uma boa ideia. E isso vale para qualquer idade ou sexo. Beber perto da hora de dormir pode criar um ciclo vicioso de sono ruim seguido por mais bebida, em uma tentativa de compensar.
Para entender melhor como o álcool afeta seu sono, os especialistas recomendam tentar ficar algumas semanas sem beber. Esse tempo pode ser um verdadeiro abridor de olhos sobre o impacto do álcool no seu descanso noturno.
- Dicas dos especialistas
Tentar limitar o consumo de álcool a algumas horas antes de dormir pode ajudar. Uma taça de vinho no jantar pode não ser um problema, mas beber logo antes de ir para a cama certamente é. Além disso, para manter um ciclo de sono saudável, é bom evitar estimulantes como a cafeína, especialmente na parte da tarde.
No fim das contas, fazer escolhas conscientes sobre quando e quanto beber pode fazer uma grande diferença na qualidade do seu sono e, consequentemente, na sua saúde e bem-estar geral.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Finanças8 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações
-
Finanças2 dias atrás
É possível consultar o CPF de alguém apenas pelo nome?
-
Economia2 dias atrás
Aluguel disparou! Veja as capitais mais caras para morar no Brasil
-
Economia1 dia atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar