Conecte-se conosco

Automobilística

Você está por dentro destas mudanças na CNH? Veja se você precisa atualizá-la

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está passando por algumas mudanças. Veja as diferenças e quando você precisa atualizá-la.

Publicado

em

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançou novas regras para quem vai renovar ou emitir sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças foram aprovadas em janeiro deste ano e entraram em vigor em julho, porém, nem todos os condutores conhecem.

Entre as mudanças, a mais conhecida é o design da CNH, que agora conta com novas cores e alguns itens que aumentam a segurança das informações, bem como dificultam que fraudes e falsificações sejam cometidas.

Foram adicionados detalhes em verde e amarelo no documento, para uma nova composição estética. Além disso, o documento é feito em papel fluorescente, com informações que são sensíveis à luz ultravioleta.

Além disso, ela conta com padrões que se adequam ao modelo internacional, para que o documento possa ser utilizado fora do país, com traduções para o inglês e o francês.

O documento também conta com um QR Code, para que as informações do motorista possam ser verificadas de forma mais rápida, inclusive, uma versão digital pode ser acessada facilmente pelo celular, em caso de esquecimento ou perda do documento físico.

A versão digital tem validade como um documento oficial e pode ser utilizada como tal em qualquer situação que exija um documento com foto.

A nova CNH também possui o código Machine Readable Zone (MRZ), que também é utilizado em passaportes. Para maior segurança do condutor, o documento conta com as letras P ou D para identificar se está na carteira provisória ou definitiva, além das silhuetas dos veículos que podem ser dirigidos.

Ainda na mesma linha, há um quadro que informa qualquer restrição médica que o condutor possui e possa estar relacionada com a direção, bem como se ele utiliza o veículo para atividades profissionais.

Em breve, todos os brasileiros terão essa nova versão da CNH, mas a troca não precisa ser imediata. O planejado é que ela seja gradativa, conforme o prazo de vencimento do documento antigo ou a necessidade de emissão de uma nova via.

A nova CNH também conta com um novo prazo para renovação, que é baseado na idade do condutor. Motoristas de até 49 anos precisam renovar a carteira de dez em dez anos, aqueles que possuem idade entre 50 e 69, precisam renovar de cinco em cinco anos, e aqueles com mais de 70 anos, de três em três anos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS