Saúde
Uso excessivo do celular pode prejudicar a memória, indica estudo
Confira neste post os efeitos negativos que o uso do celular pode causar na memória do cérebro. Veja os detalhes aqui!
Os smartphones se tornaram essenciais no cotidiano da maioria das pessoas. Esses aparelhos permitem acesso rápido às informações, trocas instantâneas de mensagens, posts imediatos e ligações práticas. Ou seja, indispensáveis, mas surgiram maus hábitos que prejudicam nosso cérebro.
Para muitas pessoas, já se tornou um costume verificar a todo momento se existe uma nova notificação em seu telefone. Esse hábito revela que o cérebro está em “fuga”, segundo cientistas.
O fato de ter um smartphone por perto pode afetar a memória no trabalho, pois parar para verificar o aparelho revela a falta de concentração.
Em 2017, cientistas questionaram as consequências do uso contínuo dos smartphones durante o dia. Esse debate continua sendo pauta importante entre estudiosos que analisam os danos que esses aparelhos causam a nossa memória e à saúde de nosso cérebro.
Outros estudos relacionados à hipótese da fuga do cérebro averiguaram cinco funções cognitivas: memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, atenção, controle inibitório e inteligência fluida. Porém, os especialistas da área relatam que, das cinco análises separadas, o resultado estatisticamente significativo foi para a memória de trabalho.
Entre as outras funções cognitivas, nenhuma delas apresentou efeito significativo na presença de um smartphone. Os pesquisadores já indicaram um efeito negativo para a memória de trabalho, mas não identificaram algo prejudicial à atenção.
Com essa análise, os estudiosos consideraram o impacto na memória como algo menor do que outros estudos indicavam. Existem alguns pontos a serem considerados como negativos para a saúde em decorrência do uso excessivo do celular:
O uso exagerado de celular pode ter um impacto negativo na saúde e bem-estar das pessoas. Alguns dos efeitos potenciais incluem:
- Problemas de postura: usar o celular por longos períodos de tempo pode levar a problemas de postura, como dores de cabeça e dores no pescoço e nas costas;
- Problemas de sono: o uso excessivo de celular antes de dormir pode afetar a qualidade do sono, pois a luz azul emitida pelo dispositivo pode interferir na produção de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono;
- Problemas de atenção: o uso excessivo de celular pode afetar a capacidade de as pessoas se concentrarem em outras atividades, como estudar ou trabalhar, pois elas podem ficar distraídas por notificações e outras interrupções;
- Problemas de saúde mental: o uso excessivo de celular pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, devido à pressão de manter-se conectado e atualizado constantemente.
Portanto, é importante ter controle sobre o tempo de uso de seu celular, principalmente das redes sociais.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?