Conecte-se conosco

Curiosidades

Horário de verão vai voltar? Confira!

Com base nos dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o governo Bolsonaro excluiu o adiantamento dos relógios típico desta época do ano. É possível seu retorno em 2023?

Publicado

em

No terceiro domingo do mês de outubro, o brasileiro sofria alterações no seu dia. A chegada do horário de verão adiava em uma hora, os relógios em alguns estados. Amado por uns e odiado por outros, a mudança se mantinha até o terceiro domingo do mês de fevereiro. 

Esse adiantamento do horário foi criado em busca de minimizar a sobrecarga de consumo durante os horários de pico, que, segundo os especialistas, se dava no final da tarde, que era o momento em que as pessoas chegavam em casa para descansar. 

Com isso, durante esse período, a energia dos comércios e lares eram acesas mais tarde, quando esse pico de alto consumo já estava em queda, evitando, assim, uma sobrecarga do sistema de distribuição de energia.

A escolha do mês de outubro se dá pelo fato de que os dias durante esse período ficam maiores do que as noites. Sendo assim, as pessoas podem utilizar mais a luz natural, deixando as lâmpadas ligadas por menos tempo.

O seu fim foi realizado pelo governo atual, com base nos dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que indicou que houve mudanças nos últimos anos com o pico de demanda no verão.

Em pesquisa divulgada ano passado, pela ONS, não foi identificada “economia significativa de energia, pois a redução observada no horário da ponta noturna, ou seja, das 18h às 21h”.

O possível retorno do horário de verão foi uma das primeiras propostas sugeridas pelo governo eleito. O futuro presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), utilizou as redes sociais para fazer uma enquete e “ouvir” a população sobre esse retorno.

O resultado foi divulgado dois dias depois, com mais de 66,2% de aprovação do retorno entre 2,3 milhões de votos. Entretanto nada está definido, vamos ter que aguardar 2023 para descobrir se o horário de verão retornará à rotina dos brasileiros.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS