Conecte-se conosco

Curiosidades

Horário de verão pode voltar! Confira

O Ministério de Minas e Energia está estudando o retorno do horário de verão. Entenda mais sobre o assunto!

Publicado

em

Muitos brasileiros se entristeceram com o fim do horário de verão, em contrapartida, outros tantos gostaram dessa decisão. O Ministério das Minas e Energia (MME), em conjunto com o Palácio do Planalto, vem estudando a possibilidade de trazer de volta essa medida. Nesse sentido, é importante deixar claro que o objetivo é voltado para a economia de energia elétrica no país. 

É interessante destacar que essa medida existe há muitas décadas, tendo sido implementada no governo de Getúlio Vargas, no dia 3 de outubro de 1931. Os motivos pelos quais Vargas decidiu adotar o horário de verão giravam em torno do aproveitamento do tesouro público através da economia de energia elétrica.

Diante disso, a decisão do retorno do horário de verão depende exclusivamente do presidente da república Jair Messias Bolsonaro (PL). Nesse sentido, a medida foi interrompida em 2019, pois, em avaliação técnica realizada, foi constatado que não era mais necessário o horário de verão, na perspectiva do setor elétrico brasileiro. 

O horário de verão consiste no adiantamento dos relógios em uma hora. Essa medida mudou bastante a rotina dos brasileiros, no que diz respeito tanto ao trabalho quanto ao consumo. Quando o horário de verão ainda era posto em prática, os brasileiros eram convidados a adiantar os relógios no mês de outubro e, com a chegada do mês de fevereiro, era necessário atrasar o relógio em uma hora para retornar ao horário normal.

Entretanto, foram solicitados pelo Ministério de Minas e Energia novos estudos para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre algumas mudanças que ocorreram no que diz respeito ao consumo de energia elétrica pelos brasileiros. Logo, a discussão sobre o horário de verão está em voga novamente.

A opinião pública para o retorno do horário de verão é muito dividida, enquanto muitos amam, outros tantos odeiam. Segundo médicos, a implementação do horário de verão pode causar diversos efeitos como alteração hormonal, insônia e cansaço, no entanto, esses efeitos podem ocorrer somente durante os cinco a sete primeiros dias.

Também é válido ressaltar que a a adaptação pode demorar para algumas pessoas até duas semanas. Por isso, é indicado estabelecer uma rotina com horários regulares, pois assim fica mais fácil passar por essa mudança. 

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS