Conecte-se conosco

Automobilística

As regras para o uso do CAPACETE mudaram! Fique por dentro

O uso do capacete tanto para motoristas quanto para garupas é obrigatório. No entanto, as regras mudaram. Saiba quais são as mudanças.

Publicado

em

É de conhecimento comum a obrigatoriedade do uso de capacetes quando se dirige ou se está na garupa de motos, triciclos e quadriciclos. O uso do capacete é para a segurança do condutor e do carona. Isso porque, em caso de acidente, o capacete deve proteger a cabeça de quem o utiliza.

Logo, dirigir sem utilizar esse equipamento de segurança pode acabar levando a situações mais graves quando ocorre um acidente. A fim de se manter seguro e ficar longe de multas, saiba quais foram as mudanças adicionadas às regras para o uso do capacete.

As mudanças foram feitas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e essas regras foram publicadas em março. Elas se aplicam a motoristas e passageiros (garupas) de motos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, lembrando que para os dois últimos se enquadrarem no uso do capacete não devem conter cabine fechada.

Todas as regras adicionadas ou modificadas têm como única intenção a segurança dos motoristas de veículos que se enquadram nas regras de uso do capacete.

Uma das regras é a necessidade da certificação do equipamento de segurança. Dessa forma, todos os capacetes devem passar pelos testes de qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e receberem o certificado de aprovação.

Além disso, é obrigatório que o capacete possua viseira. O único caso que permite que viseiras não sejam utilizadas é quando o usuário utiliza óculos de proteção.

É importante lembrar que, para substituir a viseira, os óculos de proteção devem ser próprios para o uso em motocicletas. O uso da viseira é importante principalmente para proteger os olhos de quem utiliza motos como veículo de locomoção.

Outro ponto importante é o uso correto do equipamento de segurança, que deve estar devidamente encaixado na cabeça do motorista e garupa, além de estar afivelado corretamente embaixo do maxilar do usuário.

Os capacetes devem possuir fitas refletoras. Elas devem ficar nas laterais e na parte traseira do capacete. Esse adesivo refletivo é para que os motociclistas sejam vistos com mais facilidade pelos motoristas de outros veículos, principalmente durante a noite.

Caso essas regras não sejam seguidas, o condutor estará sujeito a receber multas, além de estar colocando a sua vida em risco por falta de segurança.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS