Curiosidades
5 espécies que são consideradas extintas, mas que ainda podem ser encontradas sob cuidado humano
Parece um paradoxo, mas é um fato: algumas espécies extintas pela natureza ainda são criadas ou cultivadas pelo homem.
A extinção de uma espécie pode ocorrer por consequência de ações humanas ou causas naturais. Antigamente, uma categoria vegetal ou animal era considerada extinta quando não havia registro de sua presença na natureza por 50 anos.
Atualmente, os cientistas estabelecem a extinção quando identificam o último indivíduo da espécie. Esse processo ocorre desde sempre no planeta, tendo em vista que alguns seres vivos não conseguem se adaptar a algumas mudanças ambientais.
Tanto as plantas quanto os animais, ao longo da história, entram em extinção. Contudo, o desmatamento, a poluição, as queimadas e outras práticas do ser humano podem acelerar o ritmo em que o fenômeno naturalmente ocorreria.
Raramente um ser considerado extinto ressurge na natureza. Por outro lado, existe a possibilidade de ele ter sido extinto do meio natural, mas ter sido cultivado ou criado em ambiente controlado pelos homens. É exatamente isso que aconteceu com estas cinco espécies; veja:
Sapo Dourado do Panamá
Fonte: meusanimais.com.br
A doença quitridiomicose é causada por fungos e afeta os anfíbios. Cerca de 500 espécies anfíbias já foram contaminadas pela doença, e o Sapo Dourado do Panamá está entre elas.
Embora sua extinção tenha sido declarada em 2006, existem mais de 1.500 exemplares sob o cuidado de especialistas em zoológicos do Panamá e da América do Norte.
Ameca Splendens
Fonte: shutterstock
Era comum encontrar essa espécie de peixe no rio mexicano Ameca, no entanto, após a construção de uma barragem no local, ele foi extinto. Existem aquaristas que ainda preservam o pequeno animal em cativeiros.
Nogueira do Japão
Fonte: shutterstock
A espécie de vegetal é semelhante a muitas que foram extintas há milênios, por isso ela é classificada como um fóssil vivo. No auge da sua vida, a nogueira adaptou-se ao ambiente de praticamente todos os países, mas hoje é encontrada apenas em uma pequena área da China.
Flor-trompete
Fonte: shutterstock
Também chamada de Brugmansia, a Flor-trompete é uma planta originária do continente sul-americano e tem sete espécies extintas no seu habitat natural. A provável causa do aniquilamento dessa planta é a mudança de hábito dos animais que espalhavam suas sementes.
Especialmente por conta de seu uso medicinal, ela ainda é cultivada por algumas pessoas.
Alula
Fonte: shutterstock
Originária do Havaí, a planta existia em alguns penhascos das ilhas Kauai e Niihau. Contudo, o animal que realizava a polinização das flores entrou em extinção, levando-a pelo mesmo caminho. A boa notícia é que ainda é possível encontrar alguns cultivadores dessa espécie.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025