Política
Mudanças do INSS podem afetar aqueles que desejam se aposentar
Desde a Reforma da Previdência em 2019, as regras da aposentadoria do INSS vêm sofrendo alterações. Entenda o que mudou.
As normas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vêm sofrendo alterações desde que a Emenda Constitucional 103 foi aprovada em 2019. Essa legislação ficou conhecida como reforma da Previdência.
Com a série de mudanças que ocorreram desde então, os requerentes de aposentadorias devem ficar atentos às atualizações para evitar prejuízos. Uma das mais importantes diz respeito à idade que o trabalhador poderá solicitar o benefício.
A regra de transição que instituiu o sistema de pontos determina quando o brasileiro pode se aposentar. A pontuação consiste na soma de tempo de contribuição ao INSS com a idade do requerente da aposentadoria.
Em 2022, os homens com 99 pontos e as mulheres com 89 pontos puderam se aposentar utilizando a regras dos pontos. O valor dos pagamentos para quem já cumpria os requisitos era equivalente a 80% dos maiores salários de contribuição registrados desde 1994.
O que muda na aposentadoria por pontos em 2023?
A partir do próximo ano, será acrescido um ponto a mais na quantidade necessária para solicitar o benefício. Sendo assim, as mulheres deverão ter uma pontuação (tempo de contribuição + idade) de no mínimo 90 pontos, enquanto os homens precisarão de 100 pontos.
Essa pontuação continuará aumentando um ponto por ano até atingir 105 pontos para os trabalhadores e 100 pontos para as trabalhadoras.
Além disso, a nova lei previdenciária trouxe uma alteração no cálculo do valor a ser recebido. O benefício concedido passou a ser equivalente a 60% da média das contribuições ao INSS, mais 2% de acréscimo por cada ano que ultrapassar o tempo mínimo de 20 anos de recolhimento para homens e 15 anos para mulheres.
Portanto, aposentar-se através dessa regra em 2023 irá demandar que os requerentes tenham mais idade do que a exigida em 2022. Contudo, aqueles que já tiveram o direito ao benefício garantido e preferiram não solicitar a aposentadoria não sofrerão nenhum prejuízo com essa mudança.

-
Tecnologia1 dia atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Tecnologia2 dias atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia2 dias atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia2 dias atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Curiosidades1 dia atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso
-
Economia1 dia atrás
Brasil tem mais de 180 moedas sociais — entenda como funcionam
-
Economia21 horas atrás
76 categorias profissionais têm direito ao novo salário mínimo de R$ 1.804
-
Economia7 horas atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante