Conecte-se conosco

Tecnologia

Meu celular não recebe mais atualizações, devo me preocupar?

Veja como evitar falhas no sistema em aparelhos fora das atualizações do Android.

Publicado

em

Manter o celular atualizado é de suma importância para que os recursos mais recentes façam o aparelho funcionar com qualidade. Em caso da falta de um software atualizado do celular, pode resultar no comprometimento de alguns arquivos.

Ao deixar um aparelho desatualizado, os principais recursos para aprimorar o sistema podem deixar de funcionar. Os famosos bugs podem deixar de existir com as atualizações. 

Entretanto, tem outro fator importante para a falta de atualização de um sistema, quanto mais recente o sistema operacional for, mais ele vai ocupar a memória do celular. Sendo assim, aparelhos com pouca memória, infelizmente, não conseguem receber as últimas atualizações.

Outra problema com a falta de atualização é bloquear funções que impedem a correção de vulnerabilidades, em muitos casos, utilizadas por criminosos.

Essas atualizações permitem correções contra futuras falhas de segurança , fazendo com que o dispositivo proteja arquivos e dados armazenados no aparelho. Além de evitar que usuários tenham seus dados rastreados por clique em links falsos ou tenham seus logins, senhas e dados bancários expostos.

 Para aqueles que ainda possuem uma versão antiga do Android, não precisam se preocupar, pois o sistema do Google é capaz de sempre identificar possíveis fraquezas na segurança e proteger o software.

Caso não saiba se o seu aparelho possua essa atualização na segurança, temos o passo a passo a seguir:

  • Acesse as “Configurações”;
  • Toque em “Sobre o telefone”;
  • Toque em “Informações de software”.

Logo após, basta acessar o item “patch de segurança”, que está sinalizado com o mês e ano. Para que ele esteja em pleno funcionamento, basta verificar se a data é recente.

Para aumentar a segurança do seu aparelho, você também pode usar a senhas fortes, ativar a autenticação de dois fatores, evite clicar em links suspeitos. Não conecte em redes Wi-Fi públicas e procure desativar o seu Bluetooth em caso de não uso.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS