Conecte-se conosco

Economia

O pente-fino no Bolsa Família vai tirar seu benefício? Entenda como vai funcionar

Em 2023, o governo Lula irá passar um pente fino no Bolsa Família. Entenda quem corre risco de perder o benefício.

Publicado

em

Auxílio Mãe Solteira

Lula está prestes a assumir a presidência do país e planeja muitas mudanças para o atual Auxílio Brasil. Uma das primeiras decisões do novo governo para o programa foi retornar o nome Bolsa Família, como era chamado até 2021, quando o presidente Jair Bolsonaro decidiu trocá-lo.

Além disso, o novo presidente fará mudanças na manutenção do programa, exigindo, das famílias beneficiárias, frequência mínima escolar, além de vacinação em dia e acompanhamento pré-natal para as gestantes.

Mas o que vem dando o que falar entre os participantes do programa é o pente-fino que o novo governo pretende fazer nos próximos meses. O objetivo dessa ação é avaliar um grupo de beneficiários que possui suspeita de fraude.

Com a grande entrada de famílias no programa neste segundo semestre, o número de grupos unipessoais, ou seja, com apenas uma pessoa, aumentou consideravelmente. Isso levantou algumas suspeitas. Entenda a seguir.

A desconfiança cresce em cima de algumas famílias que se desmembraram para receber mais de um auxílio. Nestes casos, uma pessoa da família diz que mora sozinha em outro endereço, mas continua morando no seu núcleo familiar, que também recebe o auxílio, conseguindo dobrar o valor.

Essa prática é proibida, pois acaba sendo injusto com famílias menores que continuarão recebendo apenas um benefício, bem como com quem está na fila de espera do programa e não consegue entrar devido à falta de orçamento para contemplar todas as famílias.

Além deste problema, o último levantamento mostrou que dos mais de 21 milhões de beneficiários, 3,5 milhões recebem mais que a faixa de renda estipulada para o auxílio.

Todas as famílias que estiverem com esse tipo de suspeita ou não estiverem com o cadastro atualizado serão convocadas para comparecer nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para uma entrevista pessoal de conferência de dados.

O aviso para comparecimento chegará por mensagem de texto no celular, por notificação no aplicativo ou pela nota fiscal do saque do benefício. Quem for convocado, precisa levar os documentos completos para atualização.

Quem não omitiu dados e ainda se encaixa nos requisitos do programa, pode ficar tranquilo, pois o cancelamento será apenas para os casos comprovados de fraude.

A partir do próximo mês, os beneficiários passam a receber R$ 600 como valor fixo do auxílio, além de R$ 150 por cada criança menor de seis anos de idade incluída na família.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS