Economia
Comprou e se arrependeu? Saiba quais são os seus direitos em compras feitas pela internet
Código de Defesa do Consumidor te protege até mesmo em compras online. Recebeu e não gostou do produto? Pode devolver!
Muitos acreditam que a internet é uma terra sem dono, mas isso está muito longe de ser realidade. Os consumidores têm seus direitos assegurados pela legislação até mesmo em compras on-line.
Ir às compras em sites da internet é algo muito prático e rápido. Além disso, traz vantagens como cupons e cashback (dinheiro de volta), além de uma gama maior produtos.
É só procurar uma empresa confiável, encontrar o que procura e efetuar o pagamento. Sem mais preocupações, basta aguentar a ansiedade e esperar que o pedido chegue em sua casa.
Além disso, fazendo uma compra on-line, é muito mais fácil comparar os preços em diversos portais, o que leva muito menos tempo e gasta bem menos energia do que ter que ir de loja em loja física e depois retornar para aquela que tem preço melhor.
Contudo, ainda existem pessoas que se recusam a fazer compras pelo computador, justamente pelo medo do produto não atender às suas expectativas ou necessidades.
Imagine comprar um sofá e ele ser maior e não caber na sua sala de estar, ou comprar uma blusa e o tecido dela ser transparente. Ninguém quer gastar dinheiro à toa, não é mesmo?!
Mas não se preocupe, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) pode te proteger em situações como essas, não somente em compras pela internet, mas também nas feitas por catálogos e por telefone. Isso porque, ao comprar sem ver o produto, fica presumido que não há possibilidade de o cliente analisar a mercadoria por completo. Mesmo que exista uma descrição, ele pode perceber que aquilo não atende às suas necessidades.
Direitos em compras pela internet
Quando se arrepende de uma compra on-line, o cliente tem um prazo de até sete dias para solicitar a devolução. Dessa forma, cabe ao comprador escolher se prefere ter seu dinheiro de volta ou se ele deseja fazer a troca por outro produto.
É importante ressaltar que o consumidor não precisa explicar o motivo pelo qual desistiu da compra.
A diferença quando falamos em uma compra física é que, quando se vai a uma loja, é possível analisar o material, o tamanho, a cor, entre outras características do artigo que está sendo comprado. Tudo isso não é possível em compras on-line ou por catálogo.
Exatamente por esse motivo, quando se compra em uma loja física não existe prazo para que o cliente devolva o produto, exceto em caso de defeito. Embora seja comum encontrar empresas que aceitem trocas por arrependimento, essa é uma cortesia que o estabelecimento oferece.
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