Conecte-se conosco

Política

Lula decreta intervenção federal no Distrito Federal após invasão em Brasília

Medida restrita à área de segurança pública da capital federal vai até 31 de janeiro; presidente diz que invasores responderão de acordo com a lei.

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (do PT) decretou intervenção federal na área de segurança no Distrito Federal depois que manifestantes pró-Bolsonaro, que rejeitam o resultado da eleição, invadiram o STF, o Congresso Nacional e Palácio do Planalto na tarde deste domingo (08) e instalações depredadas dos prédios que os abrigam.

Em nota anterior, por volta das 18h, Lula decretou intervenção até 31 de janeiro. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Capelli, será o interveniente. De acordo com o decreto, a intervenção será limitada à área da segurança pública para restabelecer a ordem pública.

Capelli poderá solicitar recursos financeiros e estruturais do Distrito Federal para a intervenção, além de poder solicitar da administração pública os meios necessários como bens e servidores, bem como do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, para a intervenção .

As competências não relacionadas diretamente à segurança pública permanecerão no governo do Distrito Federal, atualmente a cargo de Ibaneis Rocha (MDB).

Em nota, Lula chamou a situação de Brasília no domingo de “bárbara” – milhares de manifestantes tomaram a Praça dos Três Poderes, muitos vindo de ônibus para a capital federal. Centenas invadiram a área externa do Congresso, como a rampa e a parte alta, e muitas outras invadiram os prédios que abrigam os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

Abaixo, os principais trechos do pronunciamento do presidente Lula:

“[Os atos de depredação foram] tudo o que há de abominável na política, eles invadiram a sede do governo, do Congresso, do Supremo Tribunal Federal, como verdadeiros vândalos, destruindo o que encontrassem pela frente.”

“Achamos que houve uma falha de segurança. Todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas. Eles perceberão que a democracia garante o direito à liberdade e à liberdade de expressão, mas também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”.

“Poderíamos chamar [os invasores dos prédios] de fascistas, nazistas porque eles fizeram o que nunca foi feito neste país. A esquerda teve gente morta, gente desaparecida e você nunca leu nenhuma notícia de movimento de esquerda invadindo os 3 Poderes.”

“Não há precedentes na história do nosso país […] Vamos descobrir quem são os financiadores dessa invasão de Brasília. Eles vão pagar com a força da lei por esse gesto antidemocrático”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS