Política
Veja como justificar falta no 2º turno das eleições; Prazo termina HOJE!
Quem não justifica a falta nas eleições precisa fazer o pagamento da multa, já que pode ter o CPF restrito por esse motivo, entre outros prejuízos.
Se você não foi votar no 2º turno das eleições e ainda não justificou seu voto, hoje (9) é o último dia para que isso seja feito antes que seja necessário o pagamento de uma multa.
Como a votação no Brasil é vista como um ato obrigatório, não cumprir com sua obrigação acarreta multas e outras consequências mais graves. Porém, é possível justificar a falta nas urnas, para que não se tenha problemas com o CPF, por exemplo.
O 2º turno das eleições aconteceu no dia 30 de outubro, e mais de 32 milhões de brasileiros não foram votar. Na data foi preciso votar para escolha do presidente da República e governadores de alguns estados.
Caso não justifique, a multa cobrada pela falta fica entre R$ 1,05 e R$ 3,51, dependendo do estado, o que é considerado um valor baixo. O mais grave mesmo são os prejuízos no CPF de quem deixa sua obrigação de lado.
Quem fica com a multa pendente fica impedido de prestar concurso público, emitir passaporte, carteira de identidade e CNH, fazer empréstimo, renovar a matrícula em ensino público, e ainda recebe um bloqueio de salário se estiver em um cargo público.
Além disso, justificar o motivo pelo qual não pôde ir às urnas no dia da votação é bem mais fácil que fazer o pagamento da multa, pois o processo pode ser feito de forma on-line.
Então, se você não conseguiu votar na data das eleições, basta entrar no aplicativo e-Título ou no site justifica.tse.jus.br e preencher o requerimento de justificativa. Quem não consegue fazer de forma on-line, pode se dirigir até uma unidade do Tribunal Regional Eleitoral para justificar de forma presencial.
Quem não justificou no 1º turno, não há mais tempo para que isso seja feito, e agora só resta pagar a multa. É preciso que a multa do primeiro turno seja paga, nestes casos, para que seja possível fazer a justificativa do 2º turno.
A justificativa é feita de forma separada, nos dois turnos, mesmo que o motivo seja o mesmo. Para pagar a multa é preciso fazer o mesmo processo. Daí, é emitida uma guia de pagamento, que pode ser paga por meio de PIX, boleto ou cartão.
É simples, então, se este for seu caso, não deixe para resolver depois esta pendência.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Finanças5 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Agronegócio9 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?