Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Conselho do GPA (PCAR3) aprova proposta de segregação do Almacenes Éxito

Pão de Açúcar.

Publicado

em

Pão de açucar - GPA

O Conselho do GPA (PCAR3) aprovou a proposta de segregação do Almacenes Éxito, conforme fato relevante encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, trata-se de proposta a ser submetida à aprovação dos acionistas do GPA em assembleia geral extraordinária convocada para o dia 14 de fevereiro de 2023, para redução do seu capital social mediante entrega de ações do Éxito aos seus acionistas, na proporção de suas respectivas participações no capital social do GPA, na forma descrita abaixo.

Também disse que a proposta de redução de capital foi precedida de proposta, também a ser submetida aos acionistas para aprovação na AGE, de aumento do capital social no montante de R$ 2.605.397.776,43 bilhões, mediante a capitalização de determinadas reservas, sem a emissão de novas ações, nos termos do artigo 169, da Lei das Sociedades por Ações.

GPA (PCAR3): Almacenes Éxito

Ainda de acordo com o documento, haverá redução de capital no valor de R$ 7.133.404.372,71 bilhões, mediante a entrega aos acionistas do GPA, na forma descrita abaixo, de 1.080.556.276 bilhão de ações ordinárias de emissão do Éxito de propriedade do GPA, sendo quatro ações de emissão do Éxito para cada ação do GPA.

As ações de Éxito a serem entregues aos acionistas do GPA correspondem a 86,3% da participação do GPA no capital social do Éxito (excluídas as ações em tesouraria), cujo valor contábil corresponde ao valor da redução de capital ora proposta, com data base em 30 de setembro de 2022, conforme informado no ITR do 3º trimestre de 2022 do GPA.

Após a conclusão da transação, o grupo Casino deterá 47% do capital social do Éxito (incluindo a participação de 13% que será mantida pelo GPA), sendo 53% detido pelos demais acionistas.

Ações

A companhia elencou, também, que por se tratar de ações emitidas por emissor estrangeiro, as ações do Éxito serão distribuídas aos detentores de ações de emissão do GPA, na forma de Brazilian Depositary Receipts patrocinados Nível II lastreados em ações ordinárias de emissão do Éxito, a serem admitidos à negociação na B3, e aos detentores de American Depositary Receipts de emissão do GPA, na forma de American Depositary Receipts Nível II lastreados em ações ordinárias de emissão do Éxito (ADR), a serem admitidos à negociação na New York Stock Exchange.

A distribuição dos BDRs e ADRs aos acionistas e detentores de ADRs do GPA em decorrência da redução de capital ocorrerá após o final do prazo de oposição de credores e a obtenção dos registros dos programas de BDRs e ADRs do Éxito e suas respectivas listagens, os quais se encontram em andamento, conforme data de corte e procedimentos a serem informados oportunamente, o que o GPA espera ocorra no primeiro semestre de 2023.

As ações e os ADRs do GPA continuarão a ser negociados com direito ao recebimento dos BDRs e ADRs de Éxito, conforme o caso, até a data de corte, que, uma vez determinada, será informada ao mercado.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS