Conecte-se conosco

Economia

É golpe! Descubra como não cair na cilada do IPVA falso

Com a chegada da época de pagar o IPVA vem também uma série de golpes envolvendo o imposto. Saiba como identificar.

Publicado

em

IPVA

A Guia do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) já está disponível para pagamento. Essa alíquota deve ser  paga anualmente com base no valor do veículo pelos seus proprietários e é fundamental para garantir o licenciamento do carro ou moto.

Sem esse imposto quitado em dia, o motorista não tem o direito de circular com o seu veículo, podendo ser multado e até ter o bem apreendido até que o valor seja regularizado.

No entanto, com a chegada da época de quitar o IPVA vem também uma onde de golpes envolvendo esse imposto, e é preciso ficar atento para não cair nessa cilada e acabar perdendo dinheiro.

Golpe envolvendo o IPVA

A Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) já identificou golpes que usam o IPVA e a taxa de licenciamento como iscas. Em geral, são links enviados por mensagens solicitando o pagamento do imposto ou guias enviadas também por e-mail ou até pelos Correios.

O site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo também traz um aviso sobre esse tipo de fraude como alerta aos proprietários de veículos.

Como evitar o golpe

A primeira dica é não clicar em links enviados por mensagens.  Mesmo que você não chegue a pagar o boleto, já está correndo grandes riscos só de acessar os endereços enviados, isso porque, ao clicar neles, você pode ter seus dados vazados ou ainda permitir a invasão do smartphone pelos golpistas.

Em geral, os links costumam direcionar o usuário a páginas falsas, muito semelhantes às verdadeiras das Secretarias Estaduais. O que costuma dificultar a identificação por parte dos usuários.

No entanto, é preciso ficar atento, pois nenhum estado brasileiro envia mensagens com links de pagamentos. Portanto, caso receba qualquer uma dessas formas de cobrança, ignore, apague a mensagem e despreze o boleto.

Forma de pagar o IPVA

O IPVA não é mais enviado aos proprietários de veículos, mas pode ser acessado pelo internet banking com os dados do veículo, pelo app do Detran ou pelo site da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS