Economia
INSS conta com contribuição trimestral, facilitando a rotina dos trabalhadores
Essa modalidade serve para facilitar a rotina dos trabalhadores, já que permite fazer os pagamentos em alguns meses fixos.
Quer contribuir com o INSS de forma facultativa, mas não tem interesse em fazer o pagamento todos os meses? O que acha de pagar a guia de forma trimestral? Dessa forma, você não precisa se deslocar todos os meses até uma lotérica para o pagamento, nem corre o risco de esquecer uma parcela.
Como o pagamento é referente ao trimestre, você não perderá nenhum direito aos benefícios do INSS. Continua tendo direito aos auxílios doença e maternidade e à aposentadoria por invalidez e por idade, posteriormente.
Os contribuintes facultativos só podem fazer a contribuição em cima do piso salarial, e, segundo a lei, os contribuintes individuais precisam fazer a contribuição sobre o rendimento mensal.
Se você não sabe a diferença entre os dois, o facultativo é aquele que não exerce uma atividade remunerada, mas contribui com a previdência para garantir seus direitos. Já o individual é aquele que exerce uma atividade remunerada, embora seja por conta própria.
As alíquotas cobradas nesse tipo de pagamento podem ser de 20%, garantindo todos os benefícios previdenciários ou de 5% para os contribuintes individuais de baixa renda. Porém, a alíquota de 5% não garante a aposentadoria por tempo de serviço.
Há também a alíquota de 11%, que também não garante a aposentadoria por tempo de serviço, mas consiste em um valor menor para ambas as modalidades.
Quem optar pelo pagamento trimestral, deve fazer os pagamentos no dia 15 dos meses de pagamento, que são janeiro, abril, julho e outubro. É preciso lembrar também que a alíquota é cobrada em cima do salário mensal, que precisa estar entre as faixas do INSS.
Nestes casos, como o pagamento é trimestral, o valor é multiplicado por três. Para isso, é preciso emitir a Guia de Pagamento (GPS) nos canais do INSS.
Basta entrar no aplicativo ou site Meu INSS e clicar na opção “Emitir Guia de Pagamento”. Para preencher a guia, você precisa digitar alguns códigos. Para contribuintes facultativos, o código trimestral é 1457, e para os contribuintes individuais, o código trimestral é 1104.
Para os contribuintes facultativos com alíquota de 11%, o código para pagamento trimestral deve ser 1848, e para os contribuintes de baixa renda, com alíquota de 5%, o código trimestral é 1937.

-
Tecnologia23 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Investimentos1 dia atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
Finanças1 dia atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe