Conecte-se conosco

Economia

ONS diz que demanda por energia elétrica deve atingir níveis de 2019 em outubro

Órgão estimou que a carga de energia do sistema interligado do país deve alcançar 69.537 megawatts médios no próximo mês.

Publicado

em

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta sexta-feira que projeta que a demanda por eletricidade no Brasil em outubro chegue a níveis muito próximos aos vistos em igual mês de 2019, retornando a números registrados no pré-pandemia.

A carga de energia do sistema interligado do país deve atingir 69.537 megawatts médios no mês que vê, com alta de 0,1% na comparação anual, em parte pela grande avanço de 7,2% na região Norte, disse o órgão.

Para o Sul, é previsto salto de 0,2%, enquanto para principal centro de consumo, o Sudeste, é estimado recuo 0,6% em comparação com agosto do ano anterior. A mais queda estimada é a do Nordeste, com perda de 1,4% da demanda.

Até a última sexta-feira, p ONS estimava  alta expressiva de 3,4% na carga do sistema interligado em setembro ante o mesmo mês do ano passado.

O consumo neste mês subia 2,5% na relação ano a ano até o final da primeira quinzena, mostram dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Mesmo assim, as projeções seguem apontando recuperação da carga para níveis pré-pandemia, após forte queda da demanda a partir dos meses iniciais de impacto da Covid-19 no Brasil.

No primeiro mês inteiramente sob efeitos de quarentenas adotadas por governos estaduais e prefeituras para conter a disseminação do vírus, que foi abril, a carga de energia do Brasil chegou a recuar históricos 12% na comparação anual, enquanto em maio a queda foi de 10%.

Projeções de chuvas

Sobre chuvas na região das hidrelétricas, a principal fonte de geração do Brasil, o ONS projetou esse outubro deve ser bastante abaixo da média de longo prazo para o período.

No Sudeste deve chover 68% da média, ao passo que no Nordeste as precipitações devem atingir 58% da média. As regiões são as que concentram os maiores reservatórios do país.

Já no Sul, que passou recentemente por uma seca, a expectativa 61% da média de chuvas seja vista em outubro.

Se as previsões se confirmarem, o volume nos reservatórios do Sudeste deve fechar o mês que vem em aproximadamente 28%, ante 34,7% atualmente, enquanto no Nordeste o nível de armazenamento nas hidrelétricas deve recuar dos 67,8% atuais para 49,8%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS