Conecte-se conosco

Economia

Auxílio Emergencial: Governo Lula trabalha em nova versão do programa; Entenda

O novo governo resolveu reviver um projeto pensado no ano passado, que recria o Auxílio Emergencial para um grupo diferente de pessoas.

Publicado

em

A pandemia gerou consequências horríveis ao redor do mundo, incluindo a morte de milhões de pessoas, deixando famílias devastadas e muitas delas economicamente instáveis.

Em 2020 e 2021 foi distribuído o Auxílio Emergencial, que foi uma ajuda financeira para as famílias que ficaram desamparadas com as medidas protetivas necessárias para contenção do vírus.

Recentemente, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, reuniram-se para falar de um novo auxílio ligado à pandemia. Trata-se de um novo auxílio emergencial, porém destinado a um público diferente do anterior.

Esse novo auxílio teria como público-alvo aqueles jovens menores de 24 anos, que ficaram desamparados financeiramente após a morte dos pais ou provedores em decorrência da covid-19.

A ideia deste auxílio surgiu ainda no Governo Bolsonaro e deveria se tratar de um acréscimo ao Auxílio Brasil, que, no entanto, não foi para frente. A equipe de Lula resolveu reabrir a discussão e tentar implementar esse projeto.

De acordo com Wellington Dias, a ideia é reunir diversos ministérios para realizar o projeto que ampara os “órfãos da covid-19″, que, segundo ele, é uma grande preocupação do atual governo.

A questão dos órfãos da covid-19 é uma preocupação no centro de planejamento dos dois ministérios. Vamos criar uma interação institucional para dar vazão àquilo que o presidente Lula colocou como prioridade, que é a transversalidade, ou seja, trabalhar numa interação. Essa é a primeira conversa de muitas que teremos”, disse Silvio Almeida.

Alguns dados já analisados mostram que mais de 100 mil jovens se encaixam na premissa do benefício, e um levantamento mais detalhado deve descobrir um número ainda maior de pessoas.

Este levantamento deve acontecer após o pente-fino do Bolsa Família, que visa identificar possíveis fraudes dos beneficiários e regular a concessão do auxílio.

Para criar um programa mais consistente, Wellington Dias recebeu esta semana os dados oficiais da pandemia, que mostram que mais de 600 mil pessoas acabaram falecendo devido à covid-19 aqui no país. Os dados foram entregues pela Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19.

Esse tipo de auxílio já existe em alguns estados do Nordeste, onde um valor em dinheiro é distribuído aos jovens órfãos por causa da pandemia. O programa se chama Nordeste Acolhe, criado pelo Consórcio Nordeste em 2021.

Wellington Dias foi presidente do projeto enquanto governador do Piauí, e agora deseja levar esse auxílio para o restante do Brasil. Muitas coisas ainda precisam ser discutidas, como, por exemplo, o orçamento desse projeto. Então, até ser posto em prática, deve demorar um bom tempo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS