Finanças
Não caia nos golpes telefônicos! Veja a nova tática dos criminosos com os números 0800
Os golpes telefônicos estão cada vez mais elaborados. Veja quais são os números mais comuns e aprenda a se proteger.
Com certeza você já passou por aquelas situações chatas em que diversos números ligam o dia inteiro para o seu celular, e quando você atende, ouve uma mensagem de espera ou a chamada é desligada após alguns segundos. Essas são táticas muito utilizadas por golpistas!
Mas como muitas pessoas já sabem disso, os criminosos estão cada vez mais inovando em seus golpes, e dessa vez eles estão utilizando até números 0800, que são conhecidos por ser números seguros para a população.
A aplicação do golpe não acontece mais por ligação, e sim por SMS. Os bandidos enviam uma mensagem anunciando que o cartão da vítima possui uma transação ou movimentação suspeitos, e que caso não tenha sido o autor da movimentação, é preciso ligar para um telefone 0800 ou clicar no link enviado.
No outro lado da linha, um criminoso muito bem instruído atende, se passando por um funcionário do banco, e para dar seguimento ao suposto processo, ele pede que informe os dados pessoais e bancários.
Como o número é 0800, e as pessoas confiam que isso seja um atestado de segurança, pois passa credibilidade por ser utilizado por empresas e órgãos do governo, e na pressa para resolver o problema, as vítimas acabam informando os dados solicitados.
Há alguns números que já foram divulgados ao público, que são conhecidos por aplicar golpes. Muitas vítimas contam sobre o ocorrido e relatam como foram enganadas pelos criminosos. A maioria delas diz ter se convencido pelo número ser 0800.
Entre os mais acessados estão o 0800-915-3002, 0800-9153-004, 0800-545-4054 e o 0800-168-7070. Infelizmente, é muito difícil conter estes números de fazer ligações, já que se trata de uma forma legítima de comunicação, mas há formas de você se proteger de cair em golpes como estes.
O primeiro de tudo é sempre confirmar as informações recebidas por SMS, WhatsApp, ligação ou qualquer rede social diretamente no aplicativo oficial do banco. Se você tem costume de fazer transações pelo aplicativo, busque ele antes de mais nada.
Se não tiver o costume de utilizar o aplicativo, ligue para o número oficial do banco, que geralmente está impresso no verso do cartão, em faturas, e até mesmo nos contratos de adesão. Nunca confie em números compartilhados por outros canais.
E, por fim, jamais forneça senhas, dados bancários e pessoais por telefone ou mensagem, a não ser que seja para seu gerente do banco ou para um número de confiança, que o próprio banco lhe forneceu de maneira física. E se notar algo suspeito, não se mantenha na ligação.
Cuidado também com os links que receber. Muitas vezes os criminosos conseguem roubar seus dados com apenas um clique no link, então, proteja-se.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025