Conecte-se conosco

Agronegócio

Hera: saiba como cultivar essa espécie de planta versátil e muito bonita

De fácil cultivo, a hera pode ser utilizada para compor vasos ou até mesmo para enfeitar cercas e muros. Confira mais detalhes sobre ela!

Publicado

em

Hedera helix L., conhecida popularmente como hera, é uma planta de folhas pequenas e muito ornamentais. Além disso, elas apresentam diferentes tons de verde, e algumas variedades, inclusive, possuem manchas mais claras. Na natureza, as folhas da hera crescem agarradas a outras árvores, o que lhe rendeu a fama de planta trepadeira.

Desse modo, ela se mostra muito versátil, podendo ser cultivada para diferentes finalidades: na ornamentação e forração de canteiros; em vasos suspensos, já que cria um belo efeito pendente e também como trepadeira, em cercas ou na cobertura de pergolados. E se você tem especial interesse no cultivo dessa planta, acompanhe os cuidados necessários para o plantio da espécie. Confira!

Plantio e cuidados

Você pode encontrar inúmeras diversidades de heras, que variam no tamanho das folhas e coloração. Os cuidados, contudo, serão basicamente os mesmos para todas.

Solo

Para cultivo em vasos, use terra vegetal, terra comum e areia de construção, na proporção de 1:1:1. Adicione húmus de minhoca para garantir um solo rico em matéria orgânica e fértil. Dessa forma, a hera se desenvolverá melhor. É importante também manter boa drenagem do vaso.

Sendo assim, certifique-se que o vaso escolhido apresenta orifícios e coloque uma camada de brita ou argila expandida antes de inserir o substrato ou terra no vaso. A hera não tolera solos encharcados, portanto, é importante que a água escoe com facilidade.

Luminosidade

Pode ser cultivada a sol pleno ou meia-sombra, ou seja, em espaços abertos e ensolarados ou em ambientes internos, como salas e escritórios. Vale ressaltar que a condição de luminosidade é fator que vai interferir diretamente na cor das folhas, deixando-as mais claras ou mais escuras, a depender.

Regas

A frequência das regas vai depender se sua planta está sob sol direto ou não. Se estiver em local mais quente, é importante regar sempre que o solo estiver seco demais. Caso o cultivo se dê na sombra, pode-se aguar com menos intensidade. O importante é manter o solo levemente úmido, nunca encharcado demais.

Podas

As podas são importantes para manter sua planta sempre vigorosa e evitar que cresça demais.

Fertilização e adubação

Também é ideal fazer adubações periódicas para que a hera cresça saudável e fique menos suscetível a pragas e doenças. Assim, recomenda-se o uso de adubos orgânicos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS