Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça as plantas que podem acabar com a luz artificial futuramente

Cientistas trabalham em plantas que podem brilham no escuro, podendo, futuramente, substituir as luzes artificiais.

Publicado

em

O futuro guarda muitas tecnologias que nem imaginamos e que talvez não consigamos desfrutar. A cada dia que passa essa evolução nos surpreende mais, e ela também acontece no mundo vegetal, proporcionando maiores benefícios à população.

É nisso que o Massachusetts Insitute of Technology (MIT) está trabalhando: em um futuro onde as plantas possam ter uma função bem surpreendente: iluminar a cidade.

Parece algo impossível, mas os pesquisadores estão trabalhando em um tipo de vegetal que brilha no escuro, para desenvolver uma tecnologia que permita ser aplicada em grande esfera.

Na experiência, os pesquisadores tentam a fazer com que as plantas iluminem por cerca de quatro horas, injetando nanopartículas fotoluminescentes. Embora tenha sido fraca a intensidade, a planta se mostrou com potencial, já que foi possível ler um livro com sua luminosidade.

A companhia Light Bio também está trabalhando em plantas que brilham no escuro, mas de uma forma diferente. Lá, os cientistas estão fazendo as modificações com alteração no DNA, com o uso de fungos bioluminescentes.

A planta escolhida pela companhia foi o tabaco, e ela reagiu brilhando em luz verde, neon. Na luz, a planta possui folhas comuns, mas, no escuro, é possível ver até mesmo os padrões da folha, pois a luz é emitida de seu interior.

O melhor de tudo é que, se disponibilizada ao público geral, a planta não necessitará de cuidados especiais por ter luminosidade, pois requer os mesmos cuidados de uma planta comum.

E isso deve acontecer em breve, pois a Light Bio já planeja comercializar esse tipo de planta ainda este ano. A primeira planta que produz luz a ser comercializada se chamará FireFly Petunia, e deve estar chegando logo aos consumidores.

O problema é que a fila de espera para compra de um exemplar desta planta é enorme, o que mostra o potencial que esse tipo de tecnologia tem no mercado, para que mais recursos sejam investidos em maiores descobertas nessa área.

A expectativa é que, no futuro, essa tecnologia seja aplicada em árvores, que serão capazes de iluminar as ruas, durante a noite, sem a necessidade de luzes artificiais.

Para isso, a tecnologia utilizada deve evoluir muito, mas já dá para imaginar que no futuro pode ser uma realidade. Você está pronto para ver isso? Parece, além de tudo, lindo, não?

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS