Conecte-se conosco

Economia

Veja como facilitar o financiamento da sua casa própria usando o FGTS Consignado

Se você está pensando em financiar sua casa própria, espere um pouco. Novidade do governo pode facilitar o pagamento das parcelas.

Publicado

em

Quem trabalha com carteira assinada possui o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que pode ser utilizado em situações de maior necessidade de segurança financeira, como em caso de demissão, aposentadoria, doença e até mesmo na compra da casa própria.

Agora será possível ampliar as possibilidades de uso benefício para adquirir um imóvel usando o saldo do fundo. Chamada de FGTS consignado ou FGTS futuro, essa modalidade pode ser utilizada por quem tem renda mensal de até R$ 2,4 mil e quer financiar uma propriedade pelo programa Casa Verde e Amarela.

Quase 11 milhões de brasileiros podem ser beneficiados pela mudança, que foi anunciada pelo governo recentemente, mas é um proposta aprovada pelo Governo Bolsonaro.

Como funciona o FGTS consignado?

O saldo do fundo poderá ser usado para aumentar a capacidade de pagamento da família, ou seja, elevar o valor da parcela e acelerar o pagamento da dívida. Dessa forma, os brasileiros conseguem optar por imóveis de melhor qualidade, maiores ou mais bem localizados.

A modalidade deve começar a funcionar em abril, e até lá o programa deve voltar a se chamar Minha Casa, Minha Vida, assim como antes do governo de Bolsonaro. O que falta para entrar em vigor é apenas a publicação das regras pela Caixa Econômica Federal, o que deve acontecer ainda neste mês.

Lembrando que os depósitos feitos no fundo de garantia acontecem com base no salário do trabalhador. Eles são feitos mensalmente pelo patrão e seu valor equivale a 8% do salário recebido pelo empregado.

Quais cuidados ter?

É preciso estar atento às consequências desse tipo de modalidade, já que em caso de demissão sem justa causa o trabalhador não poderá sacar o valor disponível no fundo, uma vez que ele já foi comprometido com o financiamento. Além disso, após a dispensa, as parcelas que sobrarem terão de ser renegociadas, pois não haverá mais depósitos no FGTS.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS