Conecte-se conosco

Economia

Atenção! Conta de água deve ficar mais cara para quem mora NESTES estados

É preciso começar a se organizar, visto que o preço da conta de água deve subir para os moradores destes estados brasileiros. Confira!

Publicado

em

É necessário sempre se organizar para manter as contas em dia, e quando um aumento no valor cobrado acontece, a população deve se adaptar à nova realidade.

O valor da conta de água deverá aumentar para moradores de alguns estados, e um deles deverá receber o aumento ainda durante o mês de janeiro.

Os estados em questão que já tiveram o aumento anunciado são Minas Gerais, Ceará, Bahia e Roraima. Logo, os moradores devem se preparar para um aumento que pode chegar a até 25% do valor atual.

Cada estado e empresa responsável apresentaram o aumento que deverá acontecer. Em Minas Gerais, o reajuste deverá ser de 15,7%. A empresa responsável pela distribuição no estado não apresentou uma justificativa, mesmo o aumento sendo o segundo maior entre esses quatro estados.

No Ceará, o reajuste deverá acontecer a partir do dia 28 de janeiro e é de 3,55%. Assim como a empresa responsável por Minas, a empresa de distribuição do Ceará não informou o motivo do aumento.

Na Bahia, o valor do reajuste é maior que o do Ceará, chegando a 11,73%. Nesse caso, a empresa explicou o motivo. Segundo a distribuidora, o valor se encontrava defasado desde 2021, quando o reajuste foi de 9,15%.

Por fim, Roraima é o estado que enfrentará o maior reajuste entre esses quatro estados apresentados. O reajuste que deve atingir os moradores é de 25%.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, não houve reajuste no valor cobrado desde 2017, dessa maneira, foi utilizada a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) entre os anos que não tiveram reajuste, 2017 a 2022, para aplicar o aumento em 2023.

Esses quatro estados são aqueles que já apresentaram o valor do aumento na conta de água, no entanto, todos os estados brasileiros deverão passar por um aumento.

Em 2022, por exemplo, o estado de São Paulo só anunciou o aumento em maio. Por esse motivo, mais cedo ou mais tarde, o seu estado poderá enfrentar aumento nessa conta básica.

É esperado que outros estados venham a se pronunciar em breve sobre o assunto. Por isso, prepare-se para sentir a variação do preço no seu bolso.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS