Conecte-se conosco

Saúde

O que pode acontecer se a criança usar o celular constantemente?

Um estudo realizado com pouco mais de 400 crianças e seus pais revelou o que pode acontecer quando o celular é muito usado.

Publicado

em

Quem é responsável por alguma criança ou, pelo menos, já precisou cuidar de uma por algumas horas, sabe o quanto exigem cuidado e atenção. Uma solução encontrada por muitos, para que a criança se distraia sem um entretenimento humano, é oferecer um celular para que ela possa jogar, assistir a vídeo e etc.

Quando não ocorre uma rígida supervisão, as crianças podem estar expostas a diversos conteúdos inapropriados às suas respectivas idades. Mas este não é o único problema que pode acontecer quando uma criança usa o celular para se distrair.

Os riscos acerca dessa situação são constantemente anunciados e agora, uma publicação do JAMA Pediatrics revelou a conclusão de um estudo sobre crianças que usam cotidianamente o celular.

422 crianças, com seu respectivo responsável, foram analisadas a partir de estudo da Michigan Medicine. Durante seis meses, as crianças entre 3 e 5 anos foram observadas. Sobre o uso do celular, uma das autoras da pesquisa, Jenny Radesky, comenta que essa prática pode gerar consequências negativas.

O uso do celular para a redução do estresse, quando torna-se algo habitual, tem consequências a longo prazo, sobretudo na primeira infância, o desenvolvimento da criança pode ser afetado pelo uso constante do aparelho. Com isso, a criança pode demorar mais tempo para atingir uma certa independência e autorregulação.

Por isso que o uso do celular está associado a uma descompensação emocional, observada principalmente nas crianças do sexo masculino que foram analisadas pelos seis meses de pesquisa.

Contudo, cerca de 9 a cada 10 responsáveis que participaram da pesquisa oferecem os celulares para que as crianças sejam acalmadas ou entretidas. Eles informaram que seus filhos tinham dificuldades nas situações de raiva e tristeza, não sabendo, portanto, lidar com seus sentimentos.

Mas afinal, o que pode ser feito para que não ocorra essa descompensação emocional nas crianças que usam o celular? O recomendado é evitar ao máximo a exposição ao telefone. Para isso, brinquedos, livros, música e jogos de carta e de tabuleiros podem ser grandes aliados nessa luta.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS