Economia
Saiba como localizar e se inscrever em programas sociais no seu município
A adesão ao Cadastro Único é voluntária, mas é importante para que as famílias possam ter acesso aos benefícios sociais do governo.
Os programas sociais são iniciativas do governo federal, estadual ou municipal que existem para melhorar as condições de vida da população. Na maioria das vezes, eles beneficiam as camadas mais vulneráveis da sociedade, como os pobres, idosos, crianças e pessoas com deficiência.
Essas iniciativas podem incluir ações como distribuição de renda, assistência financeira, moradia, saúde, educação, alimentação e outros. Alguns exemplos de programas sociais ativos são: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
No entanto, muitas pessoas não sabem como fazer parte deles, principalmente a nível municipal. Por esse motivo, preparamos esse conteúdo para te auxiliar. Confira!
Como fazer parte dos programas sociais do seu município
Para receber um benefício do seu município, é necessário procurar a secretaria ou coordenadoria municipal focada em assistência social. Isso porque essa é a pasta da prefeitura responsável por cuidar das ações nessa área, tanto das que a cidade oferece, quanto das que são realizadas em parceria com outras esferas da administração pública.
O cidadão também pode procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu bairro e fazer uma inscrição. A equipe do CRAS é responsável por identificar, avaliar e encaminhar as famílias que necessitam de serviços e benefícios. Assim, o lugar se torna a porta de entrada para muitos auxílios.
Além disso, ele desenvolve ações de prevenção e proteção social, como oficinas de trabalho, orientação educacional e profissional, além de programas de capacitação para geração de renda.
Cadastro Único
O Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema que reúne informações sobre as famílias de baixa renda no Brasil com o intuito de identificar suas necessidades e garantir o acesso ao que elas precisam. É uma espécie de banco de dados com informações sobre renda familiar, número de integrantes, situação de trabalho, escolaridade e outros.
Quando vai ao CRAS, o cidadão é inscrito nesse sistema. Através dele, é possível ter acesso a iniciativas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, programas de capacitação profissional, Benefício de Prestação Continuada, entre várias outras.

-
Economia4 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia13 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças15 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças1 dia atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?