Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Jean-Paul Prates se torna CEO interino da Petrobras (PETR4)

Petroleira brasileira.

Publicado

em

O Senador Jean-Paul Prates se tornou CEO interino da Petrobras (PETR4), conforme aprovado pelo conselho de administração da companhia nesta quinta-feira (26).

Ele deverá ser efetivado no cargo na próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que a petroleira deverá promover em fevereiro ou março.

Prates deixou o meio político para assumir a estatal, sendo o nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em um primeiro momento, alguns acionistas tentaram embargar a indicação, mas ele conseguiu contornar a situação justamente por já ter atuado profissionalmente no segmento de energia.

Petrobras (PETR4) já tem CEO

A petroleira estava sem CEO desde 3 de janeiro de 2023 quando Caio Mário Paes de Andrade renunciou ao cargo.

Uma parcela do mercado financeiro teme acerca da política de dividendos, visto que tanto Prates quanto o presidente Lula já informaram várias vezes sua insatisfação com o volume distribuído. Para eles, parte destes proventos deve ser usado em pesquisa e desenvolvimento.

Em relação ao preço dos combustíveis, um dor de cabeça constante para a petroleira, Prates assume a empresa com o preço dos combustíveis praticamente alinhados ao mercado internacional, segundo levantamento de duas entidades, depois do aumento de 7,5% no preço da gasolina anunciado ontem.

O Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie) destaca que a defasagem da gasolina no fechamento de ontem era de 2,8% em relação ao mercado internacional, enquanto a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) calcula uma diferença de 4%.

No caso do diesel, combustível mais sensível ao governo por causa dos caminhoneiros, a defasagem de preços também é baixa: de 2% na avaliação da Abicom e de 4,5% para o Cbie.

Dividendos

Após o anúncio dele à frente da companhia, duas gestoras de valores publicaram notas comentando. Na avaliação da corretora Ágora e do Bradesco BBI, se a aprovação dos novos membros da diretoria da Petrobras (PETR3; PETR4) for realizada rapidamente pelo Conselho de Administração da estatal, o pagamento dos dividendos referentes ao 4TRI pode ficar sob ameaça. Os analistas dessas instituições observam que ainda é incerta a rapidez com que o novo presidente da companhia, Jean Paul Prates, fará mudanças na administração, mas lembram que notícias da imprensa indicavam que as substituições poderiam ser feitas até 15 de fevereiro.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS